[Qgis-user] utilidade e disponibilidade

Marco Antônio Ferreira Pedrosa marcomottim at gmail.com
Thu May 2 17:49:31 PDT 2019

Rui, boa noite!

Concordo com o Fernando as listas em português serão bem mais produtivas
para a sua pergunta (qgisbrasil at googlegroups.com). Até porque o IBGE é um
órgão Brasileiro!

As bases IBGE são, dependendo da demanda, boas para estudos
hidrológicos/sedimentométricos (considerando a escala, ou seja, os erros de
áreas, distâncias, etc não terão impacto tão grande no resultado!).
Independente da fonte (maior ou menor escala), as ferramentas do QGIS serão
ótimas para os seus estudos e o geoprocessamento pode se tornar uma
ferramenta valiosa, considerando sua grande experiência!

O Fernando passou algumas possibilidades e considero que começar com o
"feião com arroz" (shapefiles + geotiff) já seria um excelente começo. A
maioria dos tutoriais de iniciantes consideram esses arquivos.

Espero ter contribuído!

--

Marcão

skype: marco.afp