[OSGeo-Brasil] Latinoware

Edmar Moretti edmar.moretti em mma.gov.br
Quinta Novembro 6 05:28:40 EST 2008

Pessoal:

Vou fazer aqui um pequeno relato sobre o Latinoware - 2008, antes que a
memória esfrie.

Pela primeira vez tivemos um espaço tão significativo para a área de
geoprocessamento dentro do Latinoware. Foram 5 mini-cursos
(GVSIG,SPRING,GEONETWORK,TERRASIG, i3Geo+Mapserver), todos com
inscrições esgotadas e alguns com fila de espera. Tivemos 15 palestras
de 1h, somando tudo foram 35 horas de atividades dentro das salas e
auditórios, além da presença do stand da Itaipu, com a demonstração de
vários cases. Destaque-se ainda a reunião sobre o capítulo brasileiro da
OSGEO, onde foram tomadas decisões importantes sobre o fortalecimento da
OSGEO no Brasil. Todas as atividades previstas foram realizadas, não
ocorrendo nenhuma ausência de palestrante dentre aqueles que foram
confirmados na programação.

Eu não tinha a menor idéia do tamanho do Latinoware e me surpreendi
bastante com a boa organização, foram inúmeros eventos e pelo que soube
participaram 3.000 pessoas! (10.000 em 2009?)

A logística foi ótima, não chegando até a mim nenhuma reclamação a
respeito. De pontos falhos posso destacar:

- pouco tempo para organizar a grade de GEO, o que dificultou os
contatos com pessoas de fora do Brasil;

- fechamento do site do Latinoware em data muito próxima ao evento,
dificultando a divulgação;

- alguns problemas na programação, como nomes trocados e horários
inconvenientes (a festa da sexta-feira acho que não foi uma boa idéia).

- muito tempo para as palestras, tornando a grade bastante cansativa.

Esses pontos falhos poderão ser resolvidos facilmente e para 2009, se
tudo correr como esperamos, teremos um evento ainda melhor.

Como eu acabei me envolvendo ou "sendo" envolvido no apoio à realização
desse evento de geo, quero agradecer a todos vcs pela ajuda, lembrando
que não falo aqui em nome da organização do evento. Esse pequeno grupo
está fazendo a diferença e creio que tendo a OSGEO como um ponto de
referência, poderemos fazer muito mais ainda.

Quero destacar também, e agradecer, a presença da Victoria, da equipe do
gvSig. Além da palestra e mini-curso, ela esteve sempre a disposição e
cativou-nos pela simpatia e atenção.

Bem, creio que é só por enquanto. Fiz algumas fotos, poucas pois não
tive muito tempo, quem quiser dar uma olhada:
http://picasaweb.google.com.br/edmar.moretti/Latinoware2008

[]'s e vamos nos preparar para o Latinoware 2009.

--

Edmar Moretti
CGTI/MMA

skype: edmar.moretti