[OSGeo-Brasil] Foss4g 2010

Vinícius Ramos Toledo Ferraz viniciusrtf em gmail.com
Sábado Outubro 18 11:07:55 EDT 2008

Olá a todos,

Vou falar do ponto de vista de um universitário e desenvolvedor iniciante
que está inserido num pequeno grupo de pesquisa, tendo este grupo bom
potencial em utilizar e contribuir no desenvolvimento das geotecnologias
livres.
Entendo como muito válida a realização do FOSS4G no Brasil. No entanto,
acredito que se a idéia é alavancar o uso e desenvolvimento dessas
ferramentas, talvez o trabalho necessite ser dobrado para que pequenos
grupos como o meu (e eu conheço muitos) sintam forte apelo em participar de
alguma forma do evento, adentrando diretamente a comunidade de grandes
empresas e instituições deste meio.
Nunca participei de um FOSS4G, mas acredito que possa trazer para estes
futuros profissionais a dimensão atual e futura do "Free and Open Source
for Geospatial" no Brasil e no Mundo, sincronizando-os com a visão das
grandes organizações (quem de fato tem grandes projetos na área).
Uma nota um tanto óbvia: O conhecimento do estado da arte e das perspectivas
em FOSS4G pode contribuir muito com a qualidade dos pequenos projetos
(científicos e apicados) e, além disso, deve alimentar muito a possibilidade
de iniciativas e novos empreendimentos brasileiros neste universo.

Vinícius R. T. Ferraz
http://www.rc.unesp.br/gestafuv