[OSGeo-Brasil] Re: Fwd: Geonetwork no Portal de Software Pblico

hesley.py em ibge.gov.br hesley.py em ibge.gov.br
Quinta Outubro 23 13:55:57 EDT 2008

Olá Felipe,

qual versão do GN está usando?

Segue uma imagem de como foi feita a configuração do harvesting com o MMA
aqui.

(Embedded image moved to file: pic24186.jpg)

[]'s,

Hesley

|------------>
| De:        |
|------------>
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |"Felipe Costa" <fsc7mail em gmail.com>                                                                                                     |
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Para:      |
|------------>
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |hesley.py em ibge.gov.br                                                                                                                   |
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Cc:        |
|------------>
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |brasil em lists.osgeo.org, "Edmar Moretti" <edmar.moretti em mma.gov.br>, fabiocorreia08 em gmail.com, luigino.palermo em ibge.gov.br,              |
  |luis.bueno em sipam.gov.br                                                                                                                 |
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Data:      |
|------------>
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |23/10/2008 12:51                                                                                                                        |
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Assunto:   |
|------------>
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |Re: Fwd: Geonetwork no Portal de Software Público                                                                                       |
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

Olá Hesley,

Trabalhei por algum tempo no INPA e ainda tenho alguns vínculos por lá por
conta do mestrado, um deles é o geonetwork que estamos implantando
http://siglab.inpa.gov.br/geonetwork . Infelizmente o laboratório está em
vias de extinção e não temos pessoas para criar e manter metadados de
qualidade...
Atualmente trabalho na Fiocruz Amazônia, ainda não estou envolvido aqui com
projetos de geoprocessamento, mas ano que vem já estou tramando alguns
projetos por aqui e certamente teremos um catálogo e dados disponíveis.
Talvez eu esteja tendo algum problema de proxy ou configuração no INPA, ele
reconhece os metadados mas dá a mensagem que estão unretrievable... Tanto
do MMA quanto o seu. Não faço idéia do que possa ser.
Prazer em conhecê-lo virtualmente.

Grande abraço,

Felipe

2008/10/23 <hesley.py em ibge.gov.br>

      Olá Felipe,

      no GN do IBGE nós já estamos fazendo o harvesting com o MMA (pode ver
      pela
      busca avançada), acreditamos que em breve faremos o mesmo com o
      SIPAM,
      faltam resolver apenas questões de versão.

      Qual o endereço (URL) e versão do GN de vcs?

      Desculpe minha ignorância, mas como não fomos formalmente
      apresentados, vc
      trabalha em algum órgão do governo?

      []'s,

      Hesley

      |------------>
      | De:        |
      |------------>

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
       |"Felipe Costa" <fsc7mail em gmail.com>
      |),

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

      |------------>
      | Para:      |
      |------------>

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

       |hesley.py em ibge.gov.br
      |

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

      |------------>
      | Cc:        |
      |------------>

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

       |fabiocorreia08 em gmail.com, luigino.palermo em ibge.gov.br, "Edmar
      Moretti" <edmar.moretti em mma.gov.br>, brasil em lists.osgeo.org

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

      |------------>
      | Data:      |
      |------------>

      |------------>
      |------------>

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

       |Re: Fwd: Geonetwork no Portal de Software Público
      |

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

      Olá,

      Ok Hesley e Edmar, acho que os argumentos dados são muito
      convincentes, de
      fato seria muito interessante ter uma comunidade brasileira em volta
      do
      Geonetwork.
      Todavia gostaria de dizer que existe uma dúvida dos desenvolvedores
      FOSS4G
      de modo geral que não vêem muita participação dos usuários
      brasileiros nas
      listas oficiais, eles sabem que existe uma grande comunidade de
      usuários
      mas pensam que de alguma forma somos auto-suficientes, acho que deva
      existir alguma forma de mesmo criando uma comunidade no portal de
      software
      público não fique fechada em si.
      Quanto ao nó do GN do IBGE, queria dizer que fiquei muito feliz dessa
      iniciativa, embora eu já quisesse um portal desse há algum tempo
      atrás vem
      em um bom momento. Estou ansioso para o momento em que serão
      disponibilizados os dados inclusive do censo, em vários formatos
      inclusive
      em Webservices OGC.
      Outra coisa que me aflige é que não consigo fazer harvest no servidor
      do
      IBGE, MMA ou SIPAM. Vocês conseguem fazer entre vocês?

      2008/10/22 <hesley.py em ibge.gov.br>
           Olá Felipe, como está?

           Sou responsável pelo projeto de implementação do GeoNetwork aqui
      no
           IBGE e
           também pelo sobgrupo que estuda ferramentas de metadados na
      CONCAR
           (Comissão Nacional de Cartografia).

           Concordo com você quando diz que o software já está disponível
      no
           sourceforge e com relação ao portal do software público ser mais
           voltado
           para iniciativas governamentais (mais voltado, mas não
           exclusivamente).

           Como vc sabe, o GN é distuibuído sob licença GPL, sendo assim
      sua
           customização  mais do que permitida é incentivada pela FAO.
      Dentro do
           trabalho que estamos desenvolvendo na CONCAR, estamos buscando a
           definição
           de uma ferramenta para metadados que possa ser recomendada para
           Infra-estrutura de Dados Geoespaciais que está sendo pensada
      pelo
           governo.
           Esta ferramenta deve estar disponível para ser usada por todos
      os
           órgãos do
           governo e iniciativa privada que queiram disponibilizar seus
      dados e
           metadados geo nessa infra-estrutura.

           Os testes que fizemos com o GeoNetwork  foram muito
      satisfatórios,
           apesar
           de alguns pequenos problemas que precisaram ser
           resolvidos.Entretanto,
           sempre que falamos em software livre alguns órgãos ficam muito
           preocupados
           especialmente com questões como a falta de um suporte.

           Parte desse problema se dá pela falta de cultura em trabalhar
      com
           software
           livre, ou excesso de cultura com softwares proprietários. Por
      isso,
           penso
           que termos o GN disponível no portal do software público só iria
      nos
           ajudar
           na divulgação e possível adoção do GN pelos outros órgãos do
      governo.
           Entendeu?

           Uma outra questão é que a existência do GN no portal do software
           público
           não impede que ninguém continue colaborando com a comunidade do
           sourceforge
           e nem que o trabalho que temos feito seja compartilhado com ela
      (como
           por
           exemplo a tradução que vc citou).

           []'s e fique com Deus.

           Hesley Py

           |------------>
           | De:        |
           |------------>

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

            |"Fabio Correia" <㐆fabiocorreia08 em gmail.com>

      >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

           |------------>
           | Para:      |

            |hesley.py em ibge.gov.br