RES: [OSGeo-Brasil] INDE

hesley.py em ibge.gov.br hesley.py em ibge.gov.br
Segunda Janeiro 26 13:40:29 EST 2009

O processo de escrita do plano para implantação da INDE se dará através de
ferramenta wiki no endereço que logo estaremos disponibilizando, dessa
forma, todos podem acompanhar os trabalhos. Entretanto, só tem permissão
para escrita aqueles que foram indicados pelos órgãos participantes da
CONCAR. Esses participantes não precisam ser funcionários desses órgãos,
podendo ser pessoas de reconhecido conhecimento técnico na área.

[]'s,

Hesley

|------------>
| De:        |
|------------>
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |Edmar Moretti <edmar.moretti em mma.gov.br>                                                                                                |
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Para:      |
|------------>
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |brasil em lists.osgeo.org                                                                                                                  |
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Cc:        |
|------------>
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |hesley.py em ibge.gov.br                                                                                                                   |
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Data:      |
|------------>
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |26/01/2009 15:25                                                                                                                        |
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
|------------>
| Assunto:   |
|------------>
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|
  |Re: RES: [OSGeo-Brasil] INDE                                                                                                            |
  >----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------|

Mesmo se não tivermos uma participação formal da OSGEO, os profissionais
que atuam nessa lista podem participar no processo de construção da INDE
(Hesley, se estiver errado me corrija por favor), mesmo que seja para
revisar as propostas, apresentar críticas e sugestões. Os textos deverão
ser produzidos por meio de um wiki, o que facilita muito o trabalho
colaborativo.

Em paralelo temos que concluir o capítulo brasileiro...Eu não posso
ajudar muito nisso por agora. Além de participar no CINDE, estou
terminando a versão 4.1 do i3Geo, o que me toma quase todo o tempo livre.

[]'s

Rafael Medeiros Sperb escreveu:
> Olá,
>
> É bom ver movimento na lista, mesmo ele ocorrendo em "ondas". Assunto
altamente pertinente!!! Mais uma vez o Edmar puxando as coisas para que o
processo seja mais democrático e participativo. Valeu Edmar!

> Começo o meu comentário com a última pergunta do Edmar: "Quais seriam as
condições (da OSGEO) para a participação?"

> Devemos considerar que somos um braço não formal da OSGeo. A meu ver,
para nos colocarmos como representantes da Fundação temos que tornar o
capítulo brasileiro um braço efetivo da associação, com objetivos claros de
atuação. Notem, contudo, que esta é uma tarefa que temos tido intenção de
realizar e discutido ao longo da curta vida da OSGeo. Porém, sem
materializá-la de fato.

> Este procedimento nos daria autonomia para atuar em nível nacional, em
consonância com a OSGeo, sem a necessidade de solicitação de autorização
para a Fundação (respondendo a penúltima pergunta do Edmar: "Quem assinaria
essa carta?").

> Notem que seria fácil ter obter uma carta da OSGeo, contudo seria mais
legítimo se estivéssemos organizados e formalmente estabelecidos no
OSGeo-Br... Talvez, até, para pleitear suporte financeiro para distintas
organizações, pois ratifico o comentário do Uchoa de que dificilmente a
Fundação trará aporte para participarmos das reuniões do CINDE. De qualquer
modo, verificarei com o Tyler a viabilidade de suporte.