[OSGeo-Brasil] RE: GeoConnectPeople - Apoio OSGeo

Pablo Carreira pablotcarreira em hotmail.com
Quinta Agosto 25 18:37:19 EDT 2011

Boa noite pessoal,

Quanto a questão legal:
Pesquisando mais no trademark guidelines da OSGeo encontrei texto sob a seção "Printed Materials and Web Sites"
 que diz que a OSGeo encoraja o uso da marca em materiais relacionados a
 publicidade. A íntegra está aqui
(http://www.osgeo.org/content/foundation/legal/trademark_guidelines.html).
Como existem muitas ressalvas enviei um email para a OSGeo para confirmar.

Quanto a minha opinião como membro do capitulo brasileiro e usuário de open source:
Acredito
 que a questão da divulgação é muito importante, na minha opinião a
OSGeo deve ser divulgada e discutida em todos os meios possíveis, isso
criaria uma familiaridade das pessoas com o uso software open source,
cria meios para resolver dúvidas e trocar experiências. A presença do
logo da OSGeo como supporter na comunidade geoconnectpeople significa,
no meu ver, que nesta comunidade existem membros da osgeo dispostos a
trocar experiência ativamente sobre o uso dos softwares homologados pela
 fundação, que existem usuários avançados possibilitando o diálogo sério
 e de alto nível.

Atualmente no mercado de trabalho enfrenta-se
uma barreira quanto a inclusão do open source, basta ver as ofertas de
emprego para analista sig como exemplo, a grande maioria (para não dizer
 todas) tem como requisito o conhecimento dos softwares da ESRI. Uma vez
 na lista anglofona do QGIS perguntaram porque o ArcView é tão mais
popular que o QGIS. Baseado na experiência de diversos usuários,
principalmente dos que migraram pra a solução open source, o consenso
foi de que o diferencial é a propaganda. De fato basta observar um pouco
 para notar que a marca ESRI está presente em todo e qualquer evento de
geoprocessamento, para citar alguns mais recentes:
(http://2011.foss4g.org/) , (http://www.geomatique2011.com/)

Sendo
 assim penso que a divulgação do OSGeo é o caminho para a popularização
do sig open source e sua maior aceitação, ainda junto a isto todos nós
usuários ganhamos com uma comunidade maior que em potencial pode se
ajudar mais, trocar mais experiencias e ainda para alguns, contribuir
como programadores no desenvolvimento dos softwares, criando um circulo
virtuoso.

Abraços!!

Pablo Torres Carreira