[OSGeo-Brasil] Re: Digest Brasil, volume 214, assunto 1

Daniel Araújo Miranda miranda.dam em dpf.gov.br
Sexta Novembro 4 09:39:45 EDT 2011

Olá Koblitz,
  Costumo inspecionar o arquivo visualmente usando o notepad++ ou o
gedit. Alguns itens que verifico:
  -Vejo se não tem nenhuma coluna errada nos "inserts" (se o nome da
coluna estiver errado, vai dar erro na inclusão)
  -Edito os BEGIN/COMMIT para ter só um no início e um no fim. Dessa
forma, ou funciona 100% ou nada muda no banco, não fica nada pela
metade.
  -Leio os atributos para ver se os acentos foram interpretados
corretamente
  -Deixo só uma ocorrência das seguintes linhas no início do arquivo:
    SET CLIENT_ENCODING TO UTF8;
    SET STANDARD_CONFORMING_STRINGS TO ON;
  -verifico no notepad++ ou gedit se a codificação do texto é de fato
utf8.

  Costumo ordenar as linhas alfabeticamente antes de começar, fica bem
mais rápido.

  Para arquivos/geometrias muito grandes, sugiro usar a opção -D, que
transforma os INSERTs em um bloco do tipo COPY. Fica umas 10X (?) mais
rápido e é mais fácil verificar as colunas, mas não recomendo ordenar as
linhas alfabeticamente nesse caso.

OBS: Se você estiver automatizando as coisas e precisar de um pouco mais
de velocidade ou não fizer questão da interação do usuário, teste a
abordagem do Luiz Motta.

Um abraço,
--Miranda