[OSGeo-Brasil] Conversão de mapas raster para vectorial

mrmmsilva marcelo.da.silva em hotmail.com
Sexta Agosto 10 07:53:56 PDT 2012

Olá Luiz,

Têm toda a razão, a imagem que referi é a pior imagem que se pode utilizar
para o processo de vectorização por meios automáticos e semi-automáticos,
devido aos seus problemas de imagem (expelhamentos, ruido, etc).

No entanto o meu trabalho não incidirá na perspectiva do planeamento mas sim
na sistematização de uma metodologia que vai desde a digitalização dos
planos de ordenamento através de scanner até à sua conversão para o formato
vectorial. Isto envolverá processamento de imagens utilizando técnicas de
segmentação, morfologia, ajuste de histograma, presente em softwares de
conversão. Claro está que essa metodologia terá de reflectir quais os
aspectos que me permitam perceber se valerá a pena uma digitalização manual
ou automática.