[OSGeo-Brasil] shells e linguagens

Rodrigo Koblitz rodrigokoblitz em yahoo.com.br
Quinta Março 15 14:30:23 EDT 2012

Buenos,
estou confuso aqui com as diferentes formas de se programar, linha de comando, em GIS. Via QGIS.

quando estou no console Python no qgis, existem classes (ou funcoes) que utilizo que não servem no shell normal, fora do qgis?

No shell do linux, faço algo do tipo:
>>> shapefile=osgeo.ogr.Open('us08.shp');layer=shapefile.GetLayer();numfeatures=layer.GetFeatureCount()

e ok,

mas no shelll python do qgis, o 'Open' é entendido, mas não o GetLayer

p, li { white-space: pre-wrap; }

AttributeError: 'NoneType' object has no attribute 'GetLayer'
é uma questão de modulo a ser importado? O qgis tem o 'qgis.utils....'  e o python no shell linux não tem?
abs,Koblitz