[OSGeo-Brasil] Ajuda com Shapefile

Daniel Araujo Miranda miranda.dam em dpf.gov.br
Quarta Julho 29 07:17:29 PDT 2015

Olá Carla! Eu uso o QuantumGis desde 2009, que era a melhor ferramenta à
época (Enceladus, 1.4), não testei o GvSig recentemente, por isso não
sei se ele ficou melhor que o QGis ou não. (como disse o luiz: "abstraia
o software")

Sugiro você testar o QGis 2.10, basta usar a ferramenta "split polygon".

1.Habilite as ferramentas em "view"->"toolbars"->"advanced digitizing".

2.Arraste o seu shapefile para o campo "layers" do QGis ou abra-o
utilizando o botão "add vector layer", que tem uma linha em "v" com um
sinal de "+".

3.Habilite a edição da camada clicando no lápis amarelo

4.selecione a feição desejada utilizando a ferramenta de selecionar
(retângulo amarelo com uma seta dentro de um retângulo tracejado)

5. Clique na ferramenta "split features", clique nos vértices da linha
que dividirá o polígono. Após clicar em todos os vértices, clique com o
botão direito e o polígono selecionado será dividido e cada parte terá
os mesmos atributos da original.

6. Para calcular a área, utilize o "field calculator" (ábaco). O campo
que você precisa é o $area, dentro do tópico "Geometry".

Manual do Split Polygon:
https://docs.qgis.org/2.8/en/docs/training_manual/create_vector_data/topo_editing.html

Manual do Field Calculator:
https://docs.qgis.org/2.8/en/docs/user_manual/working_with_vector/field_calculator.html