[Gvsig_br] Série Quebrando Tabus - SL tbm faz - Visualizar orientação de declividade usando o gvSIG

Eliazer Kosciuk eliazerk em gmail.com
Sexta Outubro 28 10:19:58 PDT 2011

Buenas pessoal!

Creio que a maioria de vocês tem acompanhado os tutoriais da série
"Quebrando Tabus - Software Livre também faz", iniciativa lançada pelo Luiz
Lopes (http://geoluislopes.blogspot.com/). Pois bem, hoje ele liberou mais
um tutorial da série: Visualizar orientação de declividade usando o QGIS (
http://geoluislopes.blogspot.com/2011/10/serie-quebrando-tabus-visualizar.html),
e que foi prontamente replicado pelo Esdras, com o SAGA GIS:
http://geoparalinux.wordpress.com/2011/10/28/serie-quebrando-tabus-visualizar-orientacao-da-declividade-usando-o-saga-gis/

Buenas, eu até pensei que, como o Esdras utilizou o SAGA, seria fácil
replicar o tutorial utilizando o gvSIG CE, que possui todos os algoritmos do
SAGA disponíveis. Acontece que, muito embora os algoritmos utilizados
estejam prontamente disponíveis, rodá-los não gerou nenhum resultado, mesmo
tendo determinado os parâmetros corretos...

Mas, resumindo para não me prolongar: alguém com experiência no assunto de
morfologia de terreno no gvSIG poderia nos indicar o caminho que devemos
seguir para alcançar o resultado de visualizar a orientação de declividade
usando o gvSIG? Creio que toda a comunidade seria beneficiada com isso ;)

Abraços,

Eliazer Kosicuk
http://geo.ideaplus.com.br

Correndo contra o tempo para poder entregar o planejamento operativo de 2012
a tempo!