[Gvsig_br] Strings e Calculadora de Campo no gvSIG

Eliazer Kosciuk eliazerk em gmail.com
Terça Agosto 21 11:29:28 PDT 2012

Buenas, pessoal!

Por favor, leiam esse email até o fim. Sei que é comprido, mas creio
ser do interesse de todos os usuários de gvSIG:

Estou retomando a série de artigos que eu havia começado antes da
minha "parada", e estou tentando aprofundar um pouco o estudo sobre o
uso da Calculadora de Campos no gvSIG. No momento, estou estudando a
parte de manipulação de strings. Estou usando como base a série de
artigos que o Jorge Santos publicou sobre o assunto, mas voltado ao
ArcGIS. Os dois artigos que estou me baseando para este artigo são os
seguintes: http://www.processamentodigital.com.br/2012/02/22/2-arcgis-calculadora-de-campo-operacoes-com-texto-1/
e http://www.processamentodigital.com.br/2012/02/24/3-arcgis-calculadora-de-campo-operacoes-com-texto-2/

Estou conseguindo reproduzir todos os comandos do ArcGIS, com excessão
das Expressões lógicas com VBScript que, obviamente, não estão
presentes no gvSIG. Um resumo das equivalências que encontrei, no
formato ArcGIS -> gvSIG:

- Replace ( ) -> replace ( )
- LCase -> toLowerCase
- UCase -> toUpperCase

Funções do ArcGIS que não encontrei equivalentes no gvSIG:

- Left : Copia caracteres à esquerda do campo indicado e adiciona o
resultado no novo campo.
- Right: Copia caracteres à direita do campo indicado e adiciona o
resultado no novo campo.
- StrConv: Converte qualquer sequência de caracteres para Caixa Alta,
Caixa Baixa.

Funções do gvSIG que não encontrei equivalentes no ArcGIS (ao menos,
não no tutorial do Jorge):
- Operador:  <>
Retornar: Valor booleano
Descrição: Returns true if the objects are diferents.

- Operador:  endsWith(Parâmetro1,Parâmetro2)
Parâmetro1: Valor String
Parâmetro2: Valor String
Retornar: Valor booleano
Descrição: Tests if this parameter1 ends with the specified parameter2.

- Operador:   ==
Retornar: Valor booleano
Descrição: Returns true if the first object value is equals than the
second value.

- Operador:  equals(Parâmetro1,Parâmetro2)
Parâmetro1: Parâmetro2: Retornar: Valor booleano
Descrição: Compares the parameter1 to the parameter2. The result is
true if and only if the arguments are not null and represents the same
object.

- Operador:  indexOf(Parâmetro1,Parâmetro2)
Parâmetro1: Valor String
Parâmetro2: Valor String
Retornar: Valor inteiro
Descrição: Returns the index within parameter1 of the first occurrence
of the parameter2.

- Operador:  isNumber(Parâmetro)
Parâmetro: Valor String
Retornar: Valor booleano
Descrição: Returns true if the string parameter is a number.

- Operador:  lastIndexOf(Parâmetro1,Parâmetro2)
Parâmetro1: Valor String
Parâmetro2: Valor String
Retornar: Valor booleano
Descrição: Returns the index within parameter1 of the last occurrence
of the parameter2 character.

- Operador:  length(Parâmetro)
Parâmetro: Valor String
Retornar: Valor numérico
Descrição: Returns the length of string parameter.

- Operador:  +
Retornar: Valor numérico
Descrição: Returns the result of sum.

- Operador:  startsWith(Parâmetro1,Parâmetro2)
Parâmetro1: Valor String
Parâmetro2: Valor String
Retornar: Valor booleano
Descrição: Tests if this parameter1 starts with the specified parameter2.

- Operador:  subString(Parâmetro1,Parâmetro2, Parâmetro3)
Parâmetro1: Valor String
Parâmetro2: Valor numérico
Parâmetro3: Valor numérico
Retornar: Valor String
Descrição: Returns a new string that is a substring of parameter1.
The substring begins at the specified parameter2 and extends to the
character at index parameter3 - 1.
Thus the length of the substring is endIndex-beginIndex.

- Operador:  trim(Parâmetro)
Parâmetro: Valor String
Retornar: Valor String
Descrição: Returns a copy of the string, with leading and trailing
whitespace omitted.

As perguntas (entre muitas outras):
- Existe alguma forma de emular as funções do ArcGIS que não estão
disponíveis no gvSIG?
- Todos estes operadores do gvSIG parecem ser disponibilizados para o
uso com expressões mais complexas, mas não encontrei nenhuma
documentação sobre isso (nem documentações sobre cada uma destas
funçoes). Alguém usa essas funções do gvSIG no dia-a-dia? Conhecem
alguma literatura sobre o assunto? Alguém pode ajudar a distrinchar
estas funções?
Até tenho outras questões mas, se essas duas forem respondidas, eu
deixo por isso mesmo, por enquanto ;)

[ ]s,