[Gvsig_br] RES: Strings e Calculadora de Campo no gvSIG

Eliazer Kosciuk eliazerk em gmail.com
Segunda Setembro 10 04:27:18 PDT 2012

Voltando ao assunto...

Estou enviando em anexo um pequeno script em python, com algumas
funções extras de manipulação de strings, não disponíveis na
Calculadora de Campos do gvSIG. Deixo abaixo o código, para que vocês
possam conhecer as funções e também opinar sobre elas.

__________________________________________________________________________________________________
# Função right: separa n caracteres a partir da direita de uma string
def right(string,number):
	return string[-number:]
# Função left: separa n caracteres a partir da esquerda de uma string
def left(string,number):
	return string[:number]
# Função toTitle: transforma uma string em título (primeira letra de
cada palavra em maiúscula
def toTitle(string):
	return string.title()
# Função toPhrase: transforma qualquer string para uma frase (primeira
letra maiúscula e as restantes minúsculas)
def toPhrase(string):
	return string.lower().capitalize()
# Função toSwapCase: transforma a string: o que for maiúsculo vira
minúsculo e vice-versa
def toSwapCase(string):
	return string.swapcase()
__________________________________________________________________________________________________

O uso é simples. Entre na Calculadora de Campos do modo normal (vide
tutoriais no blog), clique na aba "Avançado", clique em "Explorar" e
localize o arquivo "strings.py". Depois de aberto o arquivo, clique em
"Avaliar". Em seguida, podemos voltar a aba "Geral" da Calculadora de
Campos e aplicar a função que desejamos.

Por exemplo, para separar os últimos 9 caracteres de uma string do
campo [NOME], devemos digitar a expressão:
right([NOME], 9)
Ao clicar em "Aplicar" a expressão será aplicada e veremos o resultado
no campo que selecionamos no começo do processo.

Por favor, testem e me dêem um retorno... O arquivo pode ser
expandido, acrescentando novas funções, sempre usando a linguagem
python. Se alguém tiver novas funções, por favor, compartilhem aqui no
grupo. Assim que eu tiver um tempinho eu farei um tutorial sobre essas
funções.

Grato,

Eliazer Kosciuk