[Portugal] GISVM - "gshp2pgsql"

Jorge Gustavo Rocha jgr at di.uminho.pt
Thu Nov 6 09:35:39 EST 2008

Caro Gabriel,

Com a instalação do Postgis no Ubuntu, já vem o shp2pgsql.
Não precisas de instalar mais nada adicionalmente para importares uma
shape file para o Postgis.

Para importares uma shape, convem saber qual o SRID associado.

Depois, usas os dois comandos (o primeiro converte para sql, usando o
srid=27492 (Datum 73)), e o segundo insere na base de dados):

shp2pgsql -W latin1 -s 27492 -D Export_Output.shp concelhos >
concelhos.sql

psql -h localhost -d mygisdb -U jgr -f concelhos.sql

Se precisares de saber os SRID que tens no Postgis, podes fazer a
seguinte query (ao Postgis):

select srid, srtext, proj4text from spatial_ref_sys where srtext ILIKE
'%ortugu%'

Por defeito (acho eu) ainda não vem o ETRS 89 (mas não verifiquei nas
versões mais recentes).

Força nisso,

Jorge

Qui, 2008-11-06 às 04:49 -0800, Gabriel Nolasco escreveu:
> Caros,
>
> Sendo um novato do Ubuntu estou com dificuldade em perceber o processo
> de instalação da aplicação "gshp2pgsql" nesta plataforma, desde logo
> na escolha da versão apropriada para download.
> Estou a usar a GISVM, versão de 18-09-2008, sobre Windows XP Pro SP3.
>
> Agradeço muito o envio de algumas dicas...
>
> Obrigado,
> Gabriel

jorge gustavo rocha
departamento de informática
universidade do minho
4710-057 braga
portugal
N 41º33'44,5" W 8º23'40,5"
tel +351 253604470 fax +351 253604471 cel +351 927210173
                                               ^^^^^^^^^
P.S. Mudei de número de telemóvel.
Use pf este novo número 927210173 (operador: UZO/TMN)