Re: [Portugal] software livre para analise de imagens - detecção remota

Ricardo Pinho rpinho_eng at yahoo.com.br
Fri Nov 14 15:53:04 EST 2008

Viva,

Pois é, os termos são confusos e enganadores!
Segundo a definição de referencia mundial de software livre: GNU
http://www.gnu.org/philosophy/free-sw.html

"Software livre" refere-se a quatro tipos de liberdade para os utilizadores:

0– A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade no. 0)

1– A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (liberdade no. 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

2– A liberdade de redistribuir cópias de modo que possa ajudar ao seu próximo (liberdade no. 2).

3– A liberdade de aperfeiçoar o programa, e distribuir os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade beneficie (liberdade no. 3). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.“

Um programa é software livre se os utilizadores tiverem TODAS as liberdades referidas.

Ora bem, parece que de facto a licença SPRING fica muito aquém desta definição pura de "Free software"!
Esbarra na liberdade 1: estudar e adaptar o programa às suas necessidades:
http://www.dpi.inpe.br/spring/portugues/licenca.html

Uma vez que:
"O USUÁRIO poderá reproduzir e redistribuir o SPRING/Internet, na forma de  código executável, desde que o software seja reproduzido e redistribuído em sua totalidade."

Mas também não sou nenhum jurista... ;-)

Por outro lado SOMOS LIVRES de usar software NÃO LIVRE se assim o entendermos!!!!

Cumprimentos,
Ricardo Pinho