[Portugal] GT-EPSGPT_spreadsheet_duvidas

Ricardo Pinho rpinho_eng at yahoo.com.br
Mon Oct 27 12:41:03 EDT 2008

Duarte,

> O id=27493 é uma nova a propor ou já existe??

Parece ser nova, vê a coluna "Revision Date"=18.Mar.08

> Outra questão: é possível na definição indicar o método de grelhas em vez de parâmetros bursa-wolf? Se sim, seria talvez preferível.

Sim é possivel e esse será um dos temas a debater. O proj4(e outros) já o permitem mas é preciso criar ficheiros adequados...
De qualquer modo, estas grelhas foram criadas pelo Prof. JAG com os dados que ele tinha.
Se houver pessoas que tenham mais informação (por exemplo o IGP) e mais fiável, talvez se consiga aperfeiçoar o modelo.
Eu por exemplo, no concelho onde trabalho, sei de marcos que têm coordenadas erradas nos ficheiros disponibilizados na página do IGP
Que penso terem sido os que o Prof. usou (corrija-me se estiver errado)
Qualquer um de nós pode contribuir, informando de problemas práticos e testando as transformações nos seus territórios.
Mas quanto a isto deixo a palavra ao Prof. JAG.

> E os ids ~= 62076405 e afins (vermelhos) são o quê?

Fui eu que marquei a vermelho. São "Deprecated? = TRUE", suponho que já foram sujeitos a denuncias!!!

> Penso que uma medida de qualidade deveria ser acrescentada numa coluna nova.
> Talvez o EMQ a nível nacional, tal como o prof. Gonçalves mostrou nas jornadas?

Parece-me uma boa ideia. O que dizem?
Será de colocar um indicador ou indicadores de precisão dos sistemas definidos?

> Haverá forma de automatizarmos este cálculo??
Terá que se definir muito bem o indicador e o método de calculo:
Por exemplo: EMQ para os Vertices Geodésicos de 1ª Ordem (Isto para exemplo do continente)
(podia-se disponibilizar uma shape com eles)

Apenas algumas sugestões.

Um abraço,
Ricardo Pinho