[Portugal] Pre-lançamento de "GISVM - Maquina Virtual SIG" totalmente Livre e Gratuita

Ricardo Pinho rpinho_eng at yahoo.com.br
Thu Sep 4 19:58:08 EDT 2008

Caros,

Antes de
mais, as minhas desculpas por não ter divulgado aqui a notícia em primeira-mão.
Optei por lançá-la internacionalmente e espantosamente, pelo enorme sucesso
alcançado em menos de 3 dias, a notícia chegou a Portugal mais cedo do que esperava.
Então aqui vai

Tenho o
prazer de anunciar o pré-lançamento do GISVM.COM, isto é, do “GIS Virtual
Machine”.

O GISVM
pretende ser uma estação de trabalho SIG completa, constituída exclusivamente por
software LIVRE e totalmente GRÁTIS.

Um dos seus
principais objectivos é tornar-se numa opção para qualquer utilizador que
necessite de uma solução de software SIG pronta a usar. Contornando por
completo os habituais “entraves informáticos” de instalação e configuração que
ainda acompanham este tipo de software.

Espero
assim convencer os utilizadores SIG a aventurarem-se em dois grandes novos
mundos da informática: o do SOFTWARE LIVRE e o da VIRTUALIZAÇÃO (tradução de
Virtualization) e a tirarem partido das suas inúmeras vantagens (que são
demasiadas para aqui listar!!!)

Nesta fase
de pré-lançamento é distribuída uma imagem virtual de 984 MB no formato VMWare
que exige a pré-instalação do VMWare Player (Gratuito e Open Source – aqui) ou de
qualquer outro produto que corra esse formato de imagens (praticamente
todos!!!).
Agradeço
que acedam ao site do projecto para fazerem download GRATUITO da imagem, que
está disponível por Torrent ou download directo.

Espero que
tenham uma agradável experiência de utilização do GISVM e que, acima de tudo,
VOS SEJA ÚTIL!

Pedia a Vossa ajuda na divulgação deste projecto a todos aqueles para quem o GISVM possa ser util !

Aproveito também para apelar à vossa ajuda na distribuição da imagem!
- Caso
descarreguem a imagem via torrent, por favor deixem algum tempo em SEED para
aumentar a disponibilidade e a velocidade de download.
- Caso
tenham a possibilidade de alojar o ficheiro em algum servidor (FTP ou HTTP),
por favor, contactem-me para que possa indicar esse local como mirror.

Para
terminar,

Deixo em primeira-mão a notícia da minha intenção de CRIAR UMA VERSÃO
ESPECIAL DO GISVM PARA PORTUGAL.
Para além
de ter todo o software localizado em Português, pretendo incluir alguns dados
e configurações específicas para o nosso País em particular. Como seja: os sistemas
de coordenadas nacionais, dados de limites administrativos e censos nacionais,
etc.
Agradeço
portanto todas as Vossas sugestões e opiniões sobre esta ideia.
obviamente que estou receptivo a contribuições e ajudas de quem tenha
disposição em meter “mãos à obra” comigo nesta ambiciosa tarefa.
Para já
podem-me contactar directamente para este meu email. Mas em breve noticiarei a
disponibilização de um espaço específico para a criação de uma comunidade do
GISVM (em: http://gisvm.com/forum )

Cumprimentos,
Ricardo
Pinho