[Portugal] Res: Projecto "Prefeitura Livre" (Brasil)
Artur Gil
arturfreiregil at yahoo.com.br
Mon Mar 16 12:00:38 EDT 2009
Caro Jorge, obrigado pelos esclarecimentos. Interessante essa sua observação sobre o binómio opção/obrigação. Em Portugal ainda não chegámos à dificuldade da escolha; já ficaria bem contente se a Administração Pública (central, regional, local) conhecesse pelo menos o leque de opções disponíveis antes de "entrar em despesas" (com o nosso $), o que ainda não é manifestamente o caso. Por outro lado, nem a dimensão nem o enquadramento sócio-político-económico do Brasil são os mesmos que cá, portanto torno a realçar a ideia mais do que o conceito de aplicabilidade da ideia. Adaptar sim, copiar não (até porque uma cópia rígida está sempre condenada ao insucesso). Na minha opinião, as associações de municípios seriam as entidades adequadas para a gestão e dinamização de um processo similar em Portugal, sendo por exemplo a AMDE (Distrito de Évora) um bom exemplo disso. A questão das opções estratégicas por decreto
também é controversa, mas vamos lá ser sérios: já bastaria pôr em igualdade de circunstâncias ambas opções na hora de elaborar cadernos de encargos, não acha? Pelo contrário, o que se vêem são cadernos de encargos que são cópias exactas de fichas técnicas de aplicações comerciais. Assim é impossível se não houver um movimento de fundo e um esforço sério na formação e capacitação de recursos humanos.
Que continue o debate!
AG
----- Mensagem original ----
De: Jorge Gustavo Rocha <jgr di.uminho.pt>
Para: Artur Gil <arturfreiregil yahoo.com.br>
Cc: portugal lists.osgeo.org
Enviadas: Segunda-feira, 16 de Março de 2009 14:35:24
Assunto: Re: [Portugal] Projecto "Prefeitura Livre" (Brasil)
Caro Artur,
Neste caso, a novidade não é tão brasileira quanto isso.
A OpenGeo é uma empresa americana iniciada pelo Chris Holmes, sedeada em New York. Usa um modelo de negócio à volta do open source, e usa developers espalhados por todo o mundo que podem dar assistência mais próxima aos utilizadores. É, em certo sentido, uma "multinacional" do open source.
Penso que cá, quem deveria assegurar a "Perfeitura Livre" deveriam ser as próprias câmaras com o suporte de várias empresas. E quantas mais empresas, melhor. Acredito mais na diversidade do que no tamanho dos elefantes. E acredito tanto na diversidade que, ao contrário do que muitos brasileiros acham, a opção por soluções open source tem que ser uma OPÇÃO e não uma obrigação. Liberdade significa mesmo eu poder escolher. Se me obrigarem por decreto a optar por open source... eu ficaria bem chateado.
Abraço,
Jorge
Artur Gil escreveu:
> Projecto "Prefeitura Livre" (Brasil): http://www.prefeituralivre.com.br/
>
> Uma ideia de projecto simples e brilhante, perfeitamente adaptável à realidade portuguesa. Quem sabe uma grande ideia de negócio nos tempos que correm!
>
> Parabéns aos nossos colegas brasileiros, cada vez mais na dianteira do FOSS!
> AG
>
>
>
> Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
> http://br.maisbuscados.yahoo.com
> _______________________________________________
> Portugal mailing list
> Portugal lists.osgeo.org
> http://lists.osgeo.org/mailman/listinfo/portugal
-- jorge gustavo rocha
departamento de informática
universidade do minho
4710-057 braga
portugal
N 41º33'44,5" W 8º23'40,5"
tel +351 253604470 fax +351 253604471 cel +351 927210173
Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
http://br.maisbuscados.yahoo.com
More information about the Portugal
mailing list