[Portugal] 1a Reunião IRC sobre Grupos de trabalho

Jorge Gustavo Rocha jgr at di.uminho.pt
Sun Nov 8 10:58:27 EST 2009

Boa gente,

Para trocarmos mais ideias sobre estes grupos de trabalho e para todos
ajudarmos ao arranque dos mesmos, proponho uma reunião informal no IRC,
na próxima 2a-feira, dia 9 de Novembro, das 21h30 às 22h30.

Parece-me que o arranque dos grupos vai ser o mais difícil; depois,
quando já estiverem em velocidade cruzeiro, vai ser tudo mais fácil. Por
isso, peço o apoio de todos neste arranque.

A hora não é a melhor do mundo. Proponho depois do jantar (já com a
cozinha arrumada, claro!), para não interferir com as horas atarefadas
do dia de trabalho. Se acharem melhor outra hora, proponham sff, pois o
ideal até era conseguirmos uma horita todas as semanas em que alguns de
nós (pelo menos um de cada grupo de trabalho) se juntassem a dar conta
do que foi feito, a sincronizar esforços entre grupos de trabalho, etc.
Por outro lado, se cada um de nós, quando tiver alguma disponibilidade,
poder ter a janela do IRC aberta, sempre vamos "falando" online e
resolvendo de imediato uma ou outra questão que surja.

Para já, enquanto não arranjamos uma hora consensual, vamos fazer uma 1a
tentativa esta 2a-feira. Um de nós poderá fazer a "acta" do que for
discutido, e o resumo da mesma poderá ficar no Wiki, para que todos
acompanhem e participem neste processo de formação dos grupos.

Para se juntarem a esta reunião no IRC, mesmo para quem nunca utilizou o
IRC, é muito fácil (espero).
1) Instale um cliente IRC no seu computador.
De entre muitos, sugiro que instalem um plugin para o Firefox chamado
ChatZilla. Basta ir a https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/16
e lançar o "Adicionar a Firefox".
2) Depois de instalado o cliente, basta abrirem o seguinte link
irc://irc.freenode.net/#osgeo-pt no firefox, e o ChatZilla trata do
resto.

Até breve,

Jorge

P.S Tecnológico
Se alguém tem boas ideias sobre a melhor ferramenta para fazermos estas
sessões, por favor, contribua! Se virem que é preferível fazer a sessão
através do skype (mas sem áudio; só chat), também se pode fazer (embora
o IRC seja mais "leve",  mais simples, e mais multi-plataforma). Também
estarei à escuta no skype, pelo que me procurem através deste meu email.

--
jorge gustavo rocha
departamento de informática