Re: [Portugal] Geoserver no GISVM com dados no anfitrião

Ricardo Pinho rpinho_eng at yahoo.com.br
Fri Sep 18 02:17:39 EDT 2009

Caro Luis,

> um find por geoserver a shell levanta um erro de "permission denied",

Está no caminho correcto. A tentar desenvencilhar-se por sua conta!
É assim que se aprende... ;-)

No ubuntu o superuser está desactivado!
Para usar as permissões do superuser tem de anteceder o comando com o sudo...
No caso em questão seria qualquer coisa como:

> sudo find / -name geoserver

Mas em parte tenho culpa no cartório, por o GISVM ter alguma falta de documentação...
Para esclarecimento de todos, o Geoserver foi instalado sobre o Tomcat! (deploy war)

Exactamente para que a sua gestão seja mais simples.
Para o parar e arrancar basta aceder com um browser à página manager do tomcat e "clickar" no start e stop.

tente no seu host (e com o firefox ;-)) aceder ao endereço:
http://gisvmsrv/manager/html

se não der, pode aceder directamente pelo ip do gisvm (é impresso no ecran de arranque) que pode consultar com o comando no terminal:
> ifconfig

ou seja:
http://xxx.xxx.xxx.xxx:8080/manager/html/

> P.S.: O VMPlayer é mesmo mauzinho, hoje já conseguiu mandar o GNOME

Acredito que seja, mas no windows funciona como um relógio! ;-)
E a grande maioria dos utilizadores do GISVM têm Windows no host!
(o eterno problema de pertencer às  minorias!!  heheeh!)

Mas volto-lhe a comunicar que pode usar o GISVM no Virtual Box!
Chamo a atenção ao tipo de licenciamento do VBox (ficheiros binarios):

VirtualBox Personal Use and Evaluation License (PUEL)http://www.virtualbox.org/wiki/VirtualBox_PUEL
E que agora é propriedade da Oracle!!! (esses sim, podem ser muito mauzinhos...   ;-) )

Abraço,
Ricardo Pinho
http://gisvm.com