[Portugal] QGIS suporte para .ecw e .sid em Windows

Luís de Sousa luis.a.de.sousa at gmail.com
Sat Sep 19 13:22:04 EDT 2009

Caro Pedro,
Segue a seguir os passos que para instalar o QGis com capacidades de leitura
de ECW e MrSid. Siga exactamente as instrucções e em especial na selecção
das bibliotecas do OSGeo4W não adicione nem mais nem menos do que as
indicadas.
Experimentei este procedimento em diversas instalações de Windows e
funcionou sempre.
Boa sorte,
Luís
----------------
1. Descarregar e instalar a framework da ERDAS para os ECW:

http://www.erdas.com/Products/ERDASProductInformation/tabid/84/currentid/1142/default.aspx

2. Copiar os dll que se encontram no directório:
  C:\Program Files\Earth Resource Mapping\ECW SDK\redistributable\vc71
  para o directório:
  C:\WINDOWS\system32
  Atenção que os nomes dos directórios poderão variar, em caso de dúvida
consultar:
  http://trac.osgeo.org/osgeo4w/wiki/pkg-gdal-ecw

3. Descarregar a última versão do pacote OSGEO4W do seguinte endereço:
  http://trac.osgeo.org/osgeo4w/
  Este pacote é um instalador remoto, descarrega automaticamente as
bibliotecas necessárias pela internet.

4. Correr o instalador OSGEO4W e escolher as opções "Advanced Install" e
"Install from Internet".
  Escolher depois os directórios de instalação e de pacotes (este último
pode ser deixado por defeito).

5. No menu "Select Packages" há que seleccionar os programas e bibliotecas a
instalar.
  Em "Desktop" seleccionar os programas:
  .grass
  .q-gis
  Em "Libs" seleccionar os pacotes:
  .gdal16
  .gdal16-python
  .gdal16-mrsid
  .gdal16-ecw
  No grupo Libs não se pode seleccionar ou de-seleccionar mais nada, senão
não funciona.

6. Avançar com a instalação, aguardando que todas as bibliotecas sejam
instaladas.
  No menu final verificar que as opções "Create desktop icon" e "Add icon to
start menu" estão seleccionadas.

7. A instalação terminou e aparecem no desktop vários icones novos.
  Clicar no icon OSGeo4W. Aparece uma janela da linha de comandos.
  Nesta janela dar o comando "gdal16".
  Os novos icones criados no desktop podem ser apagados para não saturar o
desktop do utilizador.
  Eventualmente só o do Quantum GIS fará falta.