[Portugal] Re: Portugal Digest, Vol 24, Issue 38

Luís de Sousa luis.a.de.sousa at gmail.com
Mon Apr 5 12:46:00 EDT 2010

2010/4/1 Fred Lehodey <lehodey at gmail.com>

> Viva,
> uma pequena opinião, nesta conversa:
> O dinheiro (i.e. falta dele) não pode ser nem o primeiro nem o melhor
> argumento para vender soluções ou serviços baseados em FOSS.

Adicionando um pouco à confusão, na Administração Pública (Local, Central,
Federal) os custos não podem ser um argumento a favor dos FOSS. Em tempos de
abrandamento económico o objectivo é fazer o dinheiro circular na economia;
dum ponto de vista macroeconómico é fácil justificar gastos em licenças de
software por oposição à utilização de FOSS. Claro que se o fabricante for
estrangeiro a coisa muda de figura.

A meu ver a razão principal para se usar FOSS na administração é a aberração
de gerir a cousa pública com código fechado fabricado sabe-se lá onde por
sabe-se lá quem. É uma irracionalidade que a seu tempo se tornará óbvia e
cuja correcção é uma exigência de cidadania.

Saudação,

Luís