[Portugal] Sistemas de Coordenadas

Giovanni Manghi giovanni.manghi at gmail.com
Tue Apr 6 05:32:02 EDT 2010

Olá,

On Tue, 2010-04-06 at 00:53 +0100, Pedro Pereira wrote:
> Qdo se fala de conversão de coordenadas, do IGP nunca se ouviu falar
> do método de conversão por grelhas.
> Apenas referem o Bursa-Wolf, o Molodensky e os polinómios de grau 2.
> Fica portanto no ar a dúvida, qual o método oficial? Independentemente
> de se falar de qual o mais preciso?
> Qual o método que o IGP usa na sua aplicação?

cito o Prof. Gonçalves:

"O método [polinomial] é rigoroso e
tecnicamente correcto e eu próprio o uso muitas vezes. Contudo tem o
problema de não ser um standard utilizado pelos diferentes programas
de SIG, pelo que têm de ser desenvolvidos programas para os diferentes
formatos. O IGP fez isso para shapefile, DGN, DXF e mais alguns, mas
acho que dificilmente resolverão todos os problemas. O método de
grelhas NTv2 é um standard e como tal, uma vez disponibilizadas as
grelhas, a responsabilidade de conversão fica no software de que
dispusermos. Foi por isso que desenvolvi as grelhas para Portugal,
como muitos outros países da Europa já fizeram."

Enfim... o ponto importante me parece ser este, o metodo das grelhas é
standard e pode ser implementado em qualquer software, open ou não.

Cumprimentos

-- Giovanni --