[Portugal] Modelação hidrológica e reclassificação no QGIS

Giovanni Manghi giovanni.manghi at gmail.com
Wed Apr 14 13:12:07 EDT 2010

Boa tarde,

On Wed, 2010-04-14 at 17:57 +0100, Alexandre Gonçalves wrote:
> Boa tarde
>
> Estou a usar o QuantumGIS 1.3.0 "Mimas" em Windows XP e queria usar as
> ferramentas de modelação hidrológica (nomeadamente a definição de
> bacias e traçado de linhas de água).

Use a versão 1.4 ou ainda melhor a versão "dev" que pode instalar,
também ao mesmo tempo, através do installer osgeo4w. A versão 1.3
pode-se considerar (e de facto é) obsoleta.

> No entanto, não consigo encontrar o plug-in respectivo, se é que
> existe para esta versão do QGis.
>
> Também não encontro forma de fazer uma reclassificação.

Deverá usar GRASS, que pode-se usar através/dentro de QGIS (e portanto
com uma comoda GUI) depois de activar o plugin proprio.

Os dados obviamente deverão ser primeiro importados em um mapset de
GRASS (sempre através de QGIS).

http://grass.itc.it/grass64/manuals/html64_user/r.reclass.html

a reclassificação é feita com simples regras gravadas em um ficheiro de
texto, exemplo

    1  thru 10	= 1
    11 thru 20	= 2
    21 thru 30	= 3