[Portugal] kriging no QGIS

Luís Ferreira lferreira75.1 at gmail.com
Thu Apr 22 23:46:29 EDT 2010

Muito bom!

Experimentei com uma amostra de pontos cotados e pareceu-me funcional.
Pelo que percebi é necessário escolher um 2º raster para fornecer a
resolução da imagem a obter...

Não tive problemas com o R em Ubuntu 10.04 (um upgrade recente do 9.10).

Uma sugestão: a opção para desenhar o variograma em várias direcções
(por exemplo em 4 sectores de 45 graus ou com a possibilidade de
escolher os graus). Assim podemos verificar a existência de anisotropia
(continuidade espacial diferenciada segundo diferentes direcções) e
escolher manualmente os parâmetros que melhor nos servem.

2ª sugestão: a obtenção de uma imagem com os resíduos (erros).

Bom trabalho!