[Portugal] pedido WFS não mostra os dados

Jorge Gustavo Rocha jgr at di.uminho.pt
Wed Apr 28 10:54:29 EDT 2010

Olá João,

Qua, 2010-04-28 às 14:12 +0100, Jonas Blasques escreveu:
> [...]
>
> 2010/4/27 Gabriel Nolasco <nolasco_gabriel  yahoo.com.br>
>
>         Não quer dizer que tenhas que ler as especificações de ponta a
>         ponta, mas dá uma olhadela e começa por fazer os pedidos
>         apenas num browser escrevendo as urls com os parâmetros de
>         invocação dos serviços.
>

> Como eu faço os pedidos WFS  através do URL de um browser quando os
> pedidos envolvem um envio de GML ? Quando é só parametros no URL
> faz-se ... porém quando é para enviar GML como parte do pedido fico um
> pouco baralhado. Conselhos ?  Uma caixinha de texto que é enviada

1. Há uma forma muito simples de submeter pedidos POST. Usas a própria
interface do Geoserver, e em 'Demos', tens um link para 'Demo requests'.
É exactamente o que precisas: um link para pores o URL e uma caixa de
texto para pores o XML a submeter por POST.

2. Tens uma forma mais complicada, mas muito mais potente, que é
recorrendo ao curl, na linha de comandos. Por exemplo, para submeteres
um documento XML por POST, farias o seguinte (tudo na mesma linha):

curl -X POST -H 'Content-type: text/xml' -d '@pedido.xml'
http://localhost/geoserver/wfs

Em 'pedido.xml' está o XML do teu pedido. Por exemplo:
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<GetCapabilities
  service="WFS"
  xmlns="http://www.opengis.net/wfs"