[Portugal] Rasters (.sid) no Quantum GIS 1.6.0

Luís Carlos Cameirão Madeira luiscarlosmadeira at gmail.com
Sat Dec 18 10:33:46 EST 2010

Boa tarde a todos,

Venho até esta lista com uma dúvida / problema.

Para começar, faço um pequeno enquadramento da situação: Utilizo a mais
recente versão do QGIS, 1.6.0 (Copiapó), GRASS, GDalTools (1.2.16), entre
outros plugins. O sistema operativo que estou a usar é o Ubuntu 10.10.

*O problema*
Preciso de abrir um ficheiro raster que está no formato *.sid*. Quando o
faço, tanto através do *Add Raster Layer* (QGIS) como do *Add GRASS Raster
Layer *(GRASS), é me dada uma informação de que o tipo de ficheiro que estou
a tentar importar não é suportado. Sinceramente não me recordo se, por
ventura, já tinha importado rasters neste formato numa qualquer outra versão
do QGIS ou GRASS.

*A dúvida*
Existe alguma forma de contornar esta situação? Ou terei que ir por outros
caminhos?
Antes de me dirigir até vós, fiz uma pesquisa e confirmei que tenho os
plugins, necessários, instalados e as respectivas librarys. Possivelmente
estará a escapar-me qualquer coisa mas não consigo perceber o quẽ.

Qual é então a vossa sugestão/ajuda?

Muito obrigado pela atenção
Luís Carlos Madeira