[Portugal] Re: Edição Via WFS-T

João Paulo Hespanha jphespanha at gmx.com
Sun Jun 6 13:46:08 EDT 2010

Caro Jorge Rocha:

Não disponho (ainda) de experiência com edição de dados espaciais em
ambiente WWW via serviço WFS-T. Todavia, tenho feito alguns testes de
implementação e geração de esquema de dados com o hibernate-spatial, que
permite gerir programaticamente objectos com geometria (Feature Classes)
através de código Java.

Deste modo pude reparar em pequenos detalhes, a que os autores de
tutoriais não dão a devida atenção, talvez por lhes ser evidente, mas
que podem fazer toda a diferença.

Tudo depende do modo como foi inicialmente gerado o esquema da base de
dados no PostGIS, e que programa usou para o fazer (ou até se usou
ficheiro ou linha de comandos psql).

Por exemplo: o hibernate-spatial não mantém as tabelas de metadados da
geometry-columns. O que pode ser fatal para aplicações terceiras...

Também exige que exista uma tal de hibernate-sequence para gerar as
sequências de IDs (valores únicos e auto-incrementados).

Finalmente, alguns dos programas SIG Open Source também exigem que os
campos relativos a chaves primárias sejam inteiros longos, embora o
PostgreSQL não imponha essa regra.

Pelo exposto, julgo que a questão reside nas especificações que o udig
assume estarem implementadas no esquema de dados no PostGIS.

Espero que estas informações tenham alguma utilidade...

Vou aguardar por qualquer novidade neste tópico, pois também tenciono
utilizar o udig na minha pesquisa. De facto, seria uma solução:
Eclipse: UML2, Java e Hibernate-Spatial
Base de Dados: PostGIS
FOSSG: udig (possivelmente considerando um serviço WFS-T).

Actualmente, só me falta testar a última camada da solução.