[Portugal] Erro ao abrir o QGIS

Joaquim Luis jluis at ualg.pt
Thu Jun 17 06:59:00 EDT 2010

Rui,

Este tipo de erros é danado de corrigir e não é à tôa que se chamam "dll
hell". Neste caso parece-me nítido que a versão da dll (a QtCore4.dll)
que está a ser encontrada pelo sistema não é compatível com o que o .exe
espera.
Na minha experiência, estas situações ocorrem quando certos programas
"pensam" que são mais importantes que os outros e instalam dlls na
directoria system32 do Windows (ou a equivalente em Win64). O 'Arco' era
um caso típico com a sua velha versão da libraria zlib1 que nos lançava
um pandemónio nos computadores das salas de aulas (não nos meus porque
aí ele não entra).

Para verificar se é o caso, procura todas as QtCore4.dll que tens no
computador e vê se há alguma no directório do sistema. Se houver, bom,
isso a seguir é com cada qual. Eu, apago-as e depois logo se vê que é
que se quixa de a não encontrar (o culpado).

Joaquim Luis