[Portugal] Re: Portugal Digest, Vol 24, Issue 38

Luís Ferreira lferreira75.1 at gmail.com
Wed Mar 31 21:43:13 EDT 2010

On Wed, 2010-03-31 at 17:14 -0700, Ricardo Pinho wrote:
> [...]
> procuram o melhor para a instituição que dirigem.
> Mas infelizmente isso não é assim, procuram o melhor para si e para a
> sua carreira!
>
> Eu pensava assim há 10 anos, quando optei por ir trabalhar para uma
> autarquia e levar um projecto SIG Autarquico para a frente!
> Com muita determinação e contra tudo e contra todos tentei seguir essa
> lógica... mas aos poucos fui-me apercebendo que ninguém quer saber de
> soluções de poupança de recursos financeiros, nem de melhorar a gestão
> do território: o que se prega ao povo é uma coisa o que se pratica é

Infelizmente, tens razão.
O único contacto que tenho com autarquias é a prestação de serviços de
gestão de recursos naturais e ordenamento agro-florestal. Na maioria dos
casos observei um desinteresse completo pelos trabalhos apresentados:
era um pró-forma para o autarca e a justificação para pedir mais
dinheiro ao Estado.
Apenas no Município de Pinhel vi um autarca interessado e empenhado na
aplicação e desenvolvimento do material que a minha equipa entregou; a
possível explicação será a sua carreira em serviços camarários
anteriores e uma formação superior em engenharia civil. Por curiosidade,
este autarca não tem como pelouro o Urbanismo, adjudicou-o a um
vereador: nos tempos que correm isto quer dizer muito.

> E sabem qual foi o fim da história?
> Depois de muita persistência minha e algumas alterações, sempre
> acompanhadas de critica e bota abaixo, lá se assinou o Plano! Mas
> nunca ninguém fez nada, ou quase nada para o cumprir! (e isso foi dito
> claramente em reuniões). O pouco que foi feito, foi feito por mim,
> sozinho, e deixei uma pequena janela disponível aqui:
> http://sig.entredouroevouga.pt

Ricardo, lamento informar-te que, possivelmente, esta fonte de dados não
é do conhecimento comum dos serviços camarários. Uma amiga esteve a
trabalhar como técnica superior na elaboração de Planos Municipais de
Ordenamento do Território (PDM, PU, PP), num dos municípios abrangidos e
na altura da conclusão deste Plano, e contou-me que a única maneira de
consultar imagens actualizadas era usando o Google Earth!

> Conclusão:
> NÃO PARTAM DE PRESSUPOSTOS ERRADOS DE QUE A LÓGICA E A RACIONALIDADE
> EM PROLE DO INTERESSE PUBLICO SÃO A BASE DA DECISÃO!

Eu nestas lides tenho um defeito, fui escuteiro demasiados anos! Tenho a
tendência perniciosa para pensar que a pessoa comum é inerentemente boa.