[Portugal] Projecao de Orto + display WFS

Jose Gonçalves jagoncal at gmail.com
Mon May 3 20:27:51 EDT 2010

Caro Jonas

A mensagem que recebe no ArcGIS quer dizer que, apesar de o ficheiro
poder estar num sistema de coordenadas bem definido, a informação de
qual é esse sistema não é fornecida (no próprio ficheiro ou outro
auxiliar). É exactamente a mesma situação que acontece quando se
carrega uma shapefile sem ficheiro PRJ.

O orto está mesmo no sistema epsg:4326? É que esse é um sistema de
coordenadas geográficas e não é habitual serem distribuídos ortos ou
imagens de satélite em sistemas de coordenadas não projectadas.
Não será UTM WGS84? Sendo de Portugal, isto é zona 29N, seria o epsg:32629.

Se o orto estiver em geotiff pode obter informação sobre a projecção
(que o seu ficheiro não deve ter) e as coordenadas mínimas e máximas,
com o comando LISTGEO, que faz parte do FWTools.
Poderá também identificar os extremos das coordenadas nalgum programa
em que consiga ver a imagem. Não deve ser difícil identificar qual o
sistema de coordenadas.

Cumprimentos

José Alberto Gonçalves