[Portugal] GISVM no POLISIG 2010 - 5 Maio - Leiria

Ricardo Pinho rpinho_eng at yahoo.com.br
Tue May 11 20:49:06 EDT 2010

Caros,

A pedido de "várias famílias", aqui fica um pequeno resumo, do meu ponto de vista, do encontro: POLISIG 2010 no passado dia 5 de Maio no espantoso recinto do Politécnico de Leiria.

Podem encontrar o programa final em:
http://www.estg.ipleiria.pt/files/362581_programa.ind_4bdef35135f9c.pdf

Tratou-se de um evento onde a maioria das apresentações se centravam em casos de estudo do "patrocinador", que só ele foi brindado com duas. Nesse enquadramento, foi uma excelente surpresa ver o GISVM mencionado na apresentação do "Geoportal de Leiria" pelo colega Arq. Luis Pinela e saber que têm tirado proveito dele em diversas ocasiões, nomeadamente em estágios, para os quais não "há licenças"! E fiquei a saber que o "pessoal" da AMEL são grandes adeptos do GISVM e também o têm usado intensivamente.
(Quem sabe um dia, se faça um evento dedicado a casos de estudo do GISVM...)

Também foi interessante, no primeiro intervalo, uma pergunta da audiência direccionada ao técnicos municipais que apresentaram casos baseados em software fechado. A pergunta foi, na actual situação económica porque continuavam a utilizar "software licenciado" e se já tinham ponderado a utilização de software open source? Foi notória a dificuldade de resposta das oradoras, e as respostas não foram nada convincentes, a meu ver...
- projectos foram financiados...
- apenas seguem as indicações superiores, se superiormente lhes for indicado o uso de Open Source...

O cerco começa a apertar... ;-)

Depois foi a minha apresentação, pouco tempo para muita coisa.
http://dl.dropbox.com/u/1236917/polisig2010/GISVM_POLISIG2010.ppt

O que me ficou na memória (de orador) foi:
- puxei em demasia pelo Macbook (4 maquinas virtuais a correr, 2 servidores: GISVMsrv-CMM+GISVMsrv-CMOA & 2 desktops: GISVM+Windows) que acusou o peso (não volto a faze-lo...)
- ao anunciar o GISVM 2 (mostrando DVD), o entusiasmo com que alguns vieram logo ter comigo a pedir DVD's!
- o entusiasmo dos estudantes que vieram ter comigo depois e as felicitações pela coragem de dizer umas verdades...
- nas apresentações seguintes, algumas referencias à minha apresentação por parte dos oradores!

Lamento apenas, não ter sido possível ao colega de Mirandela, Carlos Sousa, ter vindo relatar na 1ª pessoa a sua experiência na implementação do GISVM. Os processos bottom-up têm destes problemas, muitas vezes o pessoal do topo (up) não aceitam muito bem os movimentos e iniciativas de baixo (bottom)!

Estiveram lá presentes mais alguns membros do forum (portugal).
Gostava que deixassem aqui o seu testemunho e opinião sobre o evento.

Termino agradecendo a amabilidade do Prof. Eng. António Samagaio, e pelo convite a voltar ao IPL para falar aos alunos, com mais tempo, sobre Software Livre SIG...

E já agora, anuncio que podem ir ao site do http://www.GISVM.com e fazer download da mais recente versão "GISVM BASE"!

Uma nova abordagem que lanço em versão beta.
Uma maquina virtual já com serviços base (PostGIS + Mapserver + Geoserver) e com scripts de instalação para instalar o software que se pretende! Agradeço que a testem e me façam chegar a vossa opinião e sugestões!

Cumprimentos,
Ricardo Pinho