[Portugal] Datum Lisboa pela ESRI

Luís de Sousa luis.a.de.sousa at gmail.com
Fri May 21 04:27:38 EDT 2010

Caro José,

Penso que não compreendeu os meus comentários, não estou a fazer
qualquer confusão entre PC e PAF. Notei várias vezes que nem o WKT nem
o proj4 permitem a definição do PAF, o que tal como escreve, é deixado
ao critério do utilizador aquando da invocação da rotina de
transformação. Tal como escrevi anteriormente até esse momento o PAF e
o posicionamento do elipsóide em geral são irrelevantes.

O que me ensiranam na escola foi que um sistema de referência é
composto por dois subsistemas, um geográfico, definido por um
elipsóide e o seu posicionamento relativamente ao geóide e um
cartográfico, definido por uma função matemática de projecção da
superfície do elipsóide num plano.

Ora, se o mesmo ponto no geóide (e.g Observatório Astronómico) tem
coordenadas geográficas diferentes então estamos perante dois sistemas
diferentes. Claro que podemos assumir que em ambos os sistemas o
posicionamento do elipsóide é o mesmo, sendo a diferença apenas na
origem das coordenadas geográficas. Mas isso é apenas uma assumpção,
nada na definição dos dois sistemas o indica, pois nenhum dos formatos
permite essas definições.

Bom, e isso é a origem desta longo conversa, o WKT e o proj4 são
omissos na definição do sub-sistema geográfico.

Saudação,

Luís