[Portugal] Abrir ou importar Geodatabase

Jorge Gustavo Rocha jgr at di.uminho.pt
Wed Apr 13 10:41:29 EDT 2011

Olá Pedro,

Qua, 2011-04-13 às 06:18 -0700, Pedro Jorge de Sousa Ferreira escreveu:
> Boa tarde,
> Sei que é possível abrir uma ESRI Personal Geodatabase através dum
> instalação do QGIS em Windows. Basta abri-la pelo "Add Vector Layer" e
> escolher o tipo de ficheiro "[OGR] ESRI Personal GeoDatabase" e abrir o
> ficheiro. Mas no Ubuntu não estou a ver maneira... É possível abrir de uma
> maneira simples em Ubuntu?

Em http://www.gdal.org/ogr/drv_pgeo.html encontras uma forma de fazeres
isso no Linux/Ubuntu. Eu tentei, mas não consegui. Mas passo-te os
passos que fiz.

Se conseguires ir mais longe, óptimo. Eu também não tenho uma
Geodatabase para teste. Arranjei uma na net, que não faço ideia se é bem
ou mal nascida, cf
http://www.state.nj.us/transportation/refdata/countysidewalks/zip/mdb/Sussex.zip

Abraço,

Jorge

Passo por passo:
1) instalar pré-requisitos
sudo apt-get install unixodbc unixodbc-dev unixodbc-bin
sudo apt-get install mdbtools libmdbtools libmdbodbc

2) configuração genérica para acesso a .mdb
sudo gedit /etc/odbcinst.ini

[Microsoft Access Driver (*.mdb)]
Description = MDB Tools ODBC drivers
Driver     = /usr/lib/libmdbodbc.so.0
Setup      =
FileUsage  = 1
CPTimeout  =
CPReuse    =

3) Configurar o acesso à Geodatabase concreta, que chamei [sussex]
gvim ~/.odbc.ini

[sussex]
Description = Geodatabase sacada da net
Driver      = Microsoft Access Driver (*.mdb)
Database    = /home/jgr/GIS/ESRI/Sussex.mdb
Host        =
Port        =
User        =
Password    =
Trace       = Yes
TraceFile   = /home/jgr/GIS/ESRI/odbc.log

4.1) Teste #1

odbcinst -j

unixODBC 2.2.14
DRIVERS............: /etc/odbcinst.ini
SYSTEM DATA SOURCES: /etc/odbc.ini
FILE DATA SOURCES..: /etc/ODBCDataSources
USER DATA SOURCES..: /home/jgr/.odbc.ini
SQLULEN Size.......: 8
SQLLEN Size........: 8
SQLSETPOSIROW Size.: 8

4.2) Teste #2

odbcinst -q -s
[sussex]

4.3) Teste #3

DataManager (foi instalado com o pacote unixodbc-bin

Navego na estrutura do MDB, mas não consigo mais do que isso. Não vejo o
conteúdos das tabelas.

4.4) Teste #4

ogrinfo PGeo:sussex

FALHA!