[Portugal] Re: Quais os melhores mestrados SIG em Portugal?

Alexandre Neto senhor.neto at gmail.com
Wed Aug 31 10:07:30 EDT 2011

Boas,

Mais algumas adendas à discussão. Fiz o Mestrado em Ciências e Sistemas de
Informação Geográfica no ISEGI em regime de E-Learning. A minha escolha pelo
E-Learning foi simples, não tinha horário para o fazer presencialmente.
Ainda assim, as coisas estão bem organizadas e com algum esforço pode-se
aprender muita coisa. Em qualquer mestrado, o que se aprende está
intimamente ligado ao empenho do Aluno. No caso do E-Learning isso é ainda
mais importante, pois em casa não tens ninguém que te obrigue a estudar, nem
tens o incentivo e apoio directo dos colegas e professores. Tudo isso é
feito via chat, email, messenger.

Assim sendo, se puderes frequentar um mestrado presencial, tanto melhor. E
tendo em conta que os professores são os mesmos do em E-Learning, acho que
ficarias bem servido com o do ISEGI.

Em relação às bases de programação\Matemáticas, etc... mais uma vez tudo
depende do aluno, porque na maioria dos casos, essas bases serão mais
precisas para realizar os trabalhos das disciplinas. Cada aluno tem sempre
opção, ou escolhe temas onde esteja mais à vontade, facilitando assim a
tarefa, ou escolhe um tema do qual sabe pouco, obrigando-se a ampliar ainda
mais os seus conhecimentos.

Acho que não deves dar demasiada importância ao software em que "aprendes
SIG", mais importante é apreender ao máximo as operações e
funções disponíveis de uma forma genérica, depois em cada software é só
procurar o "botão" onde carregar. No mestrado do ISEGI as disciplinas de
Aplicações de SIG também foram dadas em ArcGIS. Noutras disciplinas tivemos
de usar ENVI e Idrisi. Mas existe uma disciplina exclusivamente de
Open-Source e em todos os trabalhos de todas as disciplinas cada um é livre
de usar o software que entender. Mais uma vez a opção é do aluno, usar o
software a que está habituado, ou obrigar-se a aprender outro novo,
ampliando assim os seus conhecimentos. Importante é não impor barreiras a si
mesmo, e estar sempre aberto a experimentar e estudar outras vias
(Nomeadamente o Software aberto, por todas as vantagens que traz).

Boa sorte na realização do mestrado, prepara-te para arregaçar as mangas.

Alexandre Neto