[Portugal] Re: [lusogis] Para onde foi / vai o dinheiro?!

Alexandre Neto senhor.neto at gmail.com
Thu May 12 06:37:26 EDT 2011

No estado não há grande interesse em parar para pensar e poupar. Até porque
muitas vezes por trás das adjudicações directas, estão conhecidos e amigos
de alguém. Já para não falar dos serviços ou produtos que nem sequer servem
grande propósito, ou que estão totalmente desadequados das necessidades
reais.

Nunca me esqueço da história de uma amigo meu que contava que certa entidade
pública tinha uns quantos receptores de GPS de uma conceituosa marca parados
há vários anos porque ninguém sabia mexer naquilo. Mas obviamente, houve
algum comercial pestanudo, que sob a alçada de algum gestor com
conhecimentos, que fez crer que aquilo era o produto que eles precisavam.

Nesse sentido acho que a crise vem a "nosso" favor, uma vez que em principio
haverá menos dinheiro disponível para torrar.  Mas a base do problema não
está só na falta de conhecimentos sobre soluções Open Source, mas antes na
actual cultura politica de gestão dos dinheiros públicos baseada em
compadrios e favores por pagar. E isso vai ser mais difícil de mudar.