[Portugal] 200 KML carregados no Google Maps

Jorge Gustavo Rocha jgr at di.uminho.pt
Tue May 17 06:27:41 EDT 2011

Olá Rui,

Ter, 2011-05-17 às 02:43 -0700, ruimarinho escreveu:
> [...]
> tinha experiência nesta área foi fácil e funciona.
> Agora nos no despesapublcia queriamos ter uma verão disto em mapas ajax tipo
> google ou bing para claro não obrigarmos a ter um plugin.
> O problema poem se quando temos 300 KML para por no map .. o google maps
> basicamente dá o berro... Agora eu sei que ele tem que aguentar que já vi
> vários mapas com muitos polignos.
> Visto esta comunidade ser perita nessa arte gostava de pedir a vossa ajuda.
>
> há duas questões que precisavamos de ajuda...
>
> 1 - Como obter mais geolocalizaçoes (concelho) através de um campo de texto

Podes usar as API conhecidas do Bing, da Google ou do SAPO. Porque é que
não funcionam? Só devias precisar de invocar a API quando entra um novo
registo. No início podem ser 200k pedidos, mas depois são poucos por
dia, não?

Mas tb podes fazer isso de uma forma simples, em SQL. Podes carregar os
concelhos numa BD geográfica, mysql ou postgresql, e usar queries SQL
para saber em que concelho ou freguesia está. A BD geográfica permite-te
retornar o ponto central da freguesia, e associas esses ponto ao
resultado, por exemplo.

> 2 - Como carregar 300 kml no google maps ou outro serviço de mapas grátias.

Não, não se faz uma barbaridade dessas. Isso obriga a ter no cliente (no
browser) uma quantidade enorme de informação. Tens que ter um servidor
de mapas WMS que entregue essa informação ao browser.

> 3 - Qual a melhor maneira de guardar KML, em fx xml no meu webserver, ou
> numa bd mySql ? Se quisermos ter cache dos ficheiros etcc qual a melhro
> solução? Para já não estamos a intersectar polignos nem a usar formulas
> espaciais apenas estamos a mostrar os concelhos com uma respectiva cor.

Com um servidor WMS fazes isso sem consumir recursos no lado do cliente.

> Temos uma pequena api em json e odata que se alguem quiser ajudar podemos
> partilhar.

Sugiro realmente que estudem a coisa antes de escreverem tanto código.
Para uma coisas destas, não precisam de escrever código quase nenhum. Já
agora, o Despesa Pública é patrocinado pela Microsoft?

Abraço,

Jorge