[Portugal] Re: Equipamento para recolha de dados de campo georreferenciados

Andre Mano andre.s.mano at gmail.com
Fri May 27 15:05:51 EDT 2011

Olá Sandra,

No trabalho que fazemos aqui na Sociedade de História Natural - levantamento
de jazidas paleontológicas, árvores e geologia, utilizamos o Mobile Mapper
CX da Magellan (agora Astech). É um equipamento ultrapassado mas que para o
preço (2000€) continua a ser uma boa escolha. Trabalha em modo diferencial
com EGNOS, NTRIP, Beacon ou Direct IP.

Nos testes que fizemos com sinal EGNOS, em condições ideiais a precisão
chega a ser submétrica, mas o normal é 1-2m. Com NTRIP e através da rede
SERVIR do IGEOE (serviço gratuíto) a precisão é centimétrica.

O aparelho tem uma memória interna de 512gb expansíveis através de cartões
SD, que podem ser carregados com software. A solução que utilizamos a nível
de software é o Digiterra. É bem melhor (tendo em conta o pouco que conheço
do Arcpad 7) que o Arcpad e tem um preço razoável (há volta de 500-600€).
Suporta uma grande variedade de dados vectoriais e raster. Já vi packs GPS +
Digiterra e sai tudo mais em conta.

No campo das soluções abertas também tentámos o GvSIG Mobile, mas não
conseguimos pô-lo a funcionar...

A solução Pad não sei se será a melhor. Depende da mobilidade que o trabalho
de levantamento permite ao técnico.

Espero que ajude

cumprimentos,

André Mano