[Portugal] Re: hardware opensource

duartecarreira dncarreira gmail.com
Terça-Feira, 24 de Abril de 2012 - 05:54:56 EDT

boa pergunta... mas acho que sem resposta concreta possível.

Nada como ensaiar num pc que já tenham tarefas comuns para vocês.

Eu tenho preferência em cpu's rápidos (+++GHz), e ram suficiente. O que
significa ram suficiente depende completamente das tarefas. Por exemplo,
falamos de servidor ou posto de trabalho? E que software vão usar? Com que
operações?

No meu trabalho, usando o qgis, gdal, mesmo com operações +-pesadas, um
portátil i5 mais fraquinho, com 8gb ram dá bem conta do recado. Mas também
não faço análise com 17gb de dados de 1 vez.

Para servidor de postgis, a conta é mais complicada, porque a memória
ocupada depende muito da configuração mas também do número de conexões e das
operações que cada conexão executa. O que para mim foi um conceito novo e
demorei um pouco a sentir que tinha a situação controlada. Por exemplo, uma
conexão tanto pode ocupar 50mb de ram como 400mb consoante a operação
(visualizar ou carregar dados em massa). Mas a boa notícia é que o
postgresql pode ser configurado para usar pouca memória portanto estamos
sempre relativamente seguros.

Para servidor de MapServer nunca tive problemas de memória. Já GeoServer é
outra estória... mas outros mais experientes podem dar as suas impressões.

Abr
Duarte