[Portugal] Software SIG open source

Pedro Venâncio pedrongvenancio yahoo.com
Quinta-Feira, 1 de Março de 2012 - 12:11:29 EST

Olá João,

Na minha opinião, não há melhor nem pior, existem imensas variáveis que podem ser ponderadas e o melhor vai ser aquele que melhor se ajustar às necessidades. Depois, tal como no software proprietário, não há um único software que faça tudo, mas neste caso do software livre, como a esmagadora maioria dos projectos trabalha sobre formatos standard perfeitamente interoperaveis, pode tirar-se o melhor partido de cada um.

Em relação ao SO, é uma questão que não se coloca, todos os softwares livres para SIG Desktop que conheço têm versão para Windows e Linux (e MAC?), de modo que é exactamente igual (pelo menos nas tarefas mais comuns) trabalhar em qualquer dos SO.

As minhas sugestões para começar (que reflectem apenas o meu gosto pessoal) são:

- QGIS: http://www.qgis.org/

- gvSIG: http://www.gvsig.org/web/home/projects/gvsig-desktop

Para uma análise mais cuidada das características e funcionalidades da extensa lista de software livre para SIG Desktop: http://sourceforge.net/userapps/mediawiki/mentaer/index.php?title=Open_Source_GIS_Software

Um abraço,
Pedro Venâncio

From: joao ferreira

Boas,

Sendo novo neste fórum e nestas coisas do open source,  peço desculpa se esta informação já foi referida...

Estou a querer dar os primeiros passos nos sig livre.. a minha plataforma de trabalho é o windows e gostava que me aconselhassem de qual o melhor (ou o mais indicado) software livre existente...

Obrigado