Re: [Portugal] Para imagens de Landsat: qual a diferença entre CorrecçãO Geométrica e Ortorectificação?

Marcos marcos.ummus gmail.com
Quarta-Feira, 7 de Março de 2012 - 14:24:32 EST

Olá, Helena,

Eu não usei  nenhuma fonte específica para responder à sua pergunta e me
recordo de ter lido Há alguns anos materiais do INPE que me esclareceram as
mesmas dúvidas.

   1. Vou procurar esses materiais - devo tê-los em arquivos digitais - e
   envio.
   2. Procurando com as palavras "processamento digital de imagens inpe", o
   buscador mais famoso deu-me o resultado de três textos que, à primeira
   vista, contribuirão para dirimir as nossas dúvidas:

http://www.conab.gov.br/conabweb/download/SIGABRASIL/manuais/conceitos_sm.pdf

http://www.cprm.gov.br/publique/media/process_digital.pdf

http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/monografias/GEBIS%20-%20RJ/ManuaisdeGeociencias/Introducao%20ao%20Processamento%20Digital%20de%20Imagens.pdf

Também pesquisei sobre os softwares de PDI Open-Source.

Quanto aos softwares gratuitos que executam funções de ortorretificação, a
lista é a seguinte: GRASS, SPRING e OSSIM.

Outros softwares apresentam funções de PDI bastante interessantes,
sobretudo o ILWIS.
Esse texto aqui<http://www.iapad.org/publications/ppgis/tsou_free-GIS-for-educators-whitepaper.pdf>presenta
uma lista de softwares a se pesquisar.

Cumprimentos,

Marcos Ummus

No dia 7 de Março de 2012 11:01, Helena Herrera <helenaherrera1980  gmail.com