[Portugal] Calcular pontos com distâncias em km em WGS84 Lat/Long

Jose Gonçalves jagoncal gmail.com
Terça-Feira, 2 de Abril de 2013 - 04:05:01 PDT

Caro António

O programa GEOD faz o cálculo de pontos sobre geodésicas do elipsóide e
responde ao seu problema. Ele corre na linha de comando e faz parte do
PROJ.4 (é instalado com os programas que usam o PROJ, como o QGIS).
O que pretende saber é classificado como "problema directo": dado um ponto
(lat,lon), um azimute e uma distância, calcular o ponto no outro extremo da
geodésica e o azimute inverso. O programa usa fórmulas rigorosas para
cálculo sobre o elipsóide.
Pode encontrar mais informação sobre o programa na man page:
http://linux.die.net/man/1/geod

Uma diferença em relação ao PROJ é que o input e o output são sempre na
ordem latitude, longitude. Pode-se usar definição de formatos de saída em C
(como no PROJ).
Por exemplo:

echo 40.123 -8.456 70 50000 | geod +ellps=WGS84 -f %.6f
40.275694    -7.903558    -109.643425

A partir do ponto de latitude 40.123ºN e longitude 8.456ºW, no azimute 70º
e a uma distância de 50000 metros, foi calculado o ponto no outro extremo
(lat=40.275694, lon=-7.903558) e o azimute inverso.

A leitura e a escrita podem ser direccionadas para ficheiros. Pode criar um
ficheiro com muitas linhas, todas com as coordenadas do seu ponto, com a
distância de 50 km, e cada linha com um azimute diferente, por exemplo de 5
em 5 graus.

Claro que há a alternativa de calcular sobre uma projeção com deformações
desprezáveis. 50 km é uma distância relativamente pequena, e o erro em
relação ao cálculo com a geodésica deve ser desprezável.

Cumprimentos

José Alberto Gonçalves