[Portugal] Cartas Militares e suas Quadriculas

Alexandre Neto senhor.neto gmail.com
Segunda-Feira, 5 de Agosto de 2013 - 10:54:52 PDT

Pedro,

Para dizer a verdade, eu esperaria que as folhas da Carta estivessem em
Hayford-gauss - Datum Lisboa (militar), simplesmente pelo facto de que
sendo produzidas pelo IgeoE, que geralmente fornece os seus dados nesse
sistema. Também é essa a razão pela qual os cartogramas fornecidos por eles
se encontram nesse sistema.

A razão pela qual as folhas da carta que possui estão noutro sistema, terá
de ser perguntado a quem te forneceu os dados.

Portanto, se era expectável que estivessem no mesmo sistema, sim talvez
fosse. Se era desejável? Tal como disse no email anterior, desde que o
valor do erro não seja incompatível com os nossos objectivos, não tem
problema nenhum. Até porque vai sempre haver necessidade, mais tarde ou
mais cedo, de se projectar alguma da nossa informação geográfica de forma a
fazê-la coincidir com outra vinda de fontes diferentes.

Alexandre Neto