[Portugal] Cartas Militares e suas Quadriculas

Alexandre Neto senhor.neto gmail.com
Quarta-Feira, 7 de Agosto de 2013 - 02:57:35 PDT

Sim, creio que esses parâmetros definem o sistema de coordenadas e também o
que parece ser as coordenadas dos cantos da imagem.

Digo isto por um pequena pesquisa que fiz onde fui parar aos seguintes
sites:

http://stackoverflow.com/questions/14622302/how-to-convert-mapinfo-projection-to-proj4

http://www.kxcad.net/MapInfo/MapInfo_Professional/MapInfow-29-04.html

Assumindo que se trata de um dos sistemas "oficiais" utilizados em
Portugal, diria que, uma vez que não estão definidos false_easting nem
false_norting fica excluída a hipótese de ser o Hayford-gauss datum lisboa
(militar)(epgs 20790), confirmado pelo facto das coordenadas dos cantos da
carta estarem terem valores negativos. Como o facto do ponto central ter
coordenadas ( -8.1319061111, 39.6666666667) exclui-se o PT-TM06 do datum
ETRS89. E o facto dos pontos dos cantos da carta terem um valor tão certo
(e.g. -16000.0, 5000) diria que se trata do Hayford-gauss datum lisboa
(IGP)(epgs 20791), pois penso que em HAYFORD-GAUSS DATUM 73 teria valores
mais incertos.

Mas isto é apenas um palpite, terás de confirmar com mais calma nas
referências que te mandei o que cada valor representa.

Boa sorte,

Alexandre Neto