[Portugal] Spatial Join (ArcGIS) Vs Join attributes by location (QGis2.0)
Edgar Barreira
edgar.barreira yahoo.com
Quarta-Feira, 26 de Fevereiro de 2014 - 10:34:57 PST
Estive a testar também via Postgis (com a função ST_Intersects), via QspatiaLite e através do plugin MMQGIS e o problema persiste. Em todas as soluções é possível juntar a informação se usar um buffer de 10 metros no layer dos troços, mas em nenhuma é possível utilizar apenas o troço original.
Têm sugestões extra que me possam ajudar? E mesmo que não me ajudem, não era suposto estar a dar? Mandei num mail anterior as shapes para testarem.
On Monday, February 24, 2014 12:34 PM, Edgar Barreira <edgar.barreira yahoo.com> wrote:
Bom dia, respondendo a todas as questões e submetendo os dados (em anexo).
1. O sistema de coordenadas é o mesmo (o ficheiro chain_linhas_rios_zoom1 provém diretamente do linhas_rios_zoom, através do módulo Qchainage). -- em resposta ao Alexandre
2. Sim, estou a testar o plugin LRS (http://blazek.github.io/lrs/). Até aqui tem dado resultados satisfatórios, mas ainda não conclusivos. -- em resposta ao Giovanni.
3. Pois, eu desconfio precisamente desses arredondamentos. Já tentei resolver o assunto criando um pequeno buffer e ele de facto depois apanha os pontos todos, mas cria erros por má identificação do troço do qual pretendo que ele herde os atributos. Confirmo que a ideia é que os pontos herdem os atributos do troço onde se situa. -- em resposta ao José Alberto Gonçalves.
Poderão testar do vosso lado com o que mando em anexo? Obrigado
EB
On Wednesday, February 19, 2014 11:15 AM, Jose Gonçalves <jagoncal gmail.com> wrote:
Olá
A relação espacial para o join é a de interseção? Isto é, um ponto recebe atibutos da linha se estiver sobre ela?
É uma relação "arriscada" devido aos arredondamentos Tudo depende da precisão da representação numérica das coordenadas e da forma como os programas lidam com os arredondamentos. Isso é potencialmente um problema em qualquer software.
Se a relação espacial for "mais próximo de", isto é, o ponto recebe os atributos da linha que lhe é mais próxima, o problema dos arredondamentos desaparece.
Cumprimentos
José Alberto Gonçalves
Em 18 de fevereiro de 2014 19:28, Edgar Barreira <edgar.barreira yahoo.com> escreveu:
Venho aqui deixar-vos uma dúvida. Ando a trabalhar com o QuantumGIS (2.0) no sentido de investigar o melhor modo de efetuar a operação de referenciação linear. Desta forma utilizei um módulo (QChainage) que me permite distribuir "marcos quilométricos" igualmente espaçados, a partir de uma determinada origem. Isto gera-me um layer de pontos com um único campo (o valor do marco).
>
>
>Por outro lado tenho um layer de linhas que representa uma rede hidrográfica, onde um dos campos mais relevantes é o ID de cada troço.
>
>
>E o que eu preciso é algo tão simples como juntar as informações dos dois layers, em função da localização dos pontos sobre as linhas (e estão todos diretamente nas linhas) - assim em cada ponto fico com o ID do troço onde o ponto se situa.
>
>
>Ao fazer isso com o "Join attributes by location" o resultado esperado é insatisfatório, porque a maioria dos pontos não são identificados no resultado final. Contudo, se fizer isso com um "Spatial Join", no ArcGIS, a operação corre "sem espinhas".
>
>
>E então fiquei com uma dúvida: será a operação "Join attributes by location" o mesmo tipo de operação que o "Spatial Join"? Se sim, temos aqui um problema de eficácia do lado do QGis, ou uma má definição da minha parte (em termos de input).
>
>
>Há aqui alguém que tenha passado pelo mesmo ou que me consiga ajudar?
>_______________________________________________
>Portugal mailing list
>Portugal lists.osgeo.org
>http://lists.osgeo.org/mailman/listinfo/portugal
>
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.osgeo.org/pipermail/portugal/attachments/20140226/10ade53b/attachment.html>
More information about the Portugal
mailing list