[Portugal] QGIS 2.2 disponível - Proposta de criação de novas mailinglists para envolver a comunidade portuguesa

Victor Ferreira victor.mota.ferreira gmail.com
Domingo, 16 de Março de 2014 - 14:28:44 PDT

Viva,
se alguém quiser ajudar com o contactar a malta dos hotmails (João?),
dei-me ao trabalho de registar a lista dos que ficaram "fora do barco"
quando o hotmail começou a apertar as regras (e posso partilhar), uma vez
que o sistema enviou mensagens de aviso quando as devoluções dos membros
hotmail se tornaram permanentes (eventualmente se o utilizador hotmail nos
colocar em lista branca, recebe na mesma? Alguém sabe?)... não verifiquei
também até que ponto alguns já se reinscreveram com outros emails...
Tem me faltado tempo para poder dedicar a essa tarefa (e a outras...) :-(
Efeitos secundários da Troika e apertos financeiros: na minha faculdade
temos tido cada vez menos professores e cada vez mais alunos, com tarefas
extra a cair sobre os que vão ficando! E como nos exigem dar aulas,
investigar, e ajudar a gerir a faculdade, o que tempo que resta vai
escasseando e tem de ser distribuido primeiro pela familia e depois pelo
voluntariado...
E isso pode ser um pouco o que tem acontecido na lista?! Alguns dos
participantes vão tendo outras solicitaçóes e acabam por não ter tempo? Os
novos membros da lista que chegam ficam timidamente a seguir a lista e não
participam activamente? Temos de os ir encorajando a assumirem mais
protagonismo, por exemplo ajudando com envio de novidades na lista e
participando no site?
Quanto ao Qgis acho que é valioso termos um núcleo de desenvolvimento e
utilização cada vez mais forte por aqui (Portugal)! E tenho notado o
progressivo uso por professores e estudantes e como base para alguns
projetos de programação que dantes talvez fossem para Argis ou Mapinfo...
Curiosamente noto mais gente a migrar de Arcgis para Qgis do que de MS
Office para Open/Libre Office!!
Também penso que a crise que tem tirado tempo livre às pessoas, poderá
estar a fazer um serviço ao open source, fazendo com que as entidades
públicas e privadas pensem melhor no investimento em software proprietário?
Mesmo com os concursos públicos estranhos que têm acontecido!!
Abraço,
Victor