[Portugal] OSGeo PT falta ao ENIIG (9.Nov)
Ricardo Pinho
rpinho_eng yahoo.com.br
Segunda-Feira, 14 de Novembro de 2016 - 02:40:59 PST
Cara comunidade Portuguesa de utilizadores de software livre SIG,
Venho dar resposta ao apelo abaixo:
Em Sexta-feira, 11 de Novembro de 2016 17:44, duartecarreira <dncarreira gmail.com> escreveu:
Pelo meu lado, estou interessado sempre em opiniões e sugestões para debater este assunto de forma construtiva. Há algo que poderemos implementar no
futuro? O impacto negativo tem necessidade de ser mitigado? Como? Este mail é suficiente?
Um abraço a todos,
Duarte
A Associação OSGeo-PT, pela sua Direção, Associados e simpatizantes deverá ter como principal lema e objetivo: "Criar uma comunidade comunicativa, transparente, colaborativa e integradora" através das seguintes ações:
1. A Direção deverá dar o exemplo:
a) Ser comunicativa e transparente, comunicando toda a correspondencia recebida (convites, pedidos de pareceres, etc) e assuntos em debate de forma aberta e permanente a todos (orgãos, associados e simpatizantes). Uma Associação centrada e fechada numa pessoa (presidente) ou grupo restrito está provado que não funciona e não se coaduna com o tipo de associação em causa. Dando como exemplo o caso em concreto do ENIIG, a Direção perante a situação descrita deveria ter enviado um email para a lista: "Fomos convidados para o ENIIG mas a Direção não tem disponibilidade para ir. Alguém vai e está disposto a falar em nome da OSGeo-PT?"
b) Agradecer sempre qualquer reclamação, queixa, critica e desagrado que venha da comunidade. A promoção da participação faz-se aceitando e agradecendo todas as intervenções. A censura e castração das intervenções tem como resultado um comunidade amorfa, com medo de intervir e de ferir susceptibilidades, amizades, etc. em que apenas se trocam emails "sem ideias", "sem tomada de posição" e "sem debate de opiniões"!
2. Com a operacionalização da figura de Associado a Direção tem de incentivar e aproveitar a potencialidade deste voluntarismo e manifestação de apoio à Associação:
a) Ser associado significa um apoio mas também um compromisso com a Associação. E o associado deverá ser acompanhado e informado de forma especial para ter a oportunidade de contribuir e participar nas sua ações/atividades. E no final deverá ser o melhor informado possível para garantir a capacidade de decisão no âmbito das votações na Assembleia.
b) Os associados também acrescentam uma responsabilidade maior à Direção em prestar contas a este conjunto concreto de pessoas que tomou a decisão pessoal de apoiar (inclusive financeiramente) a Associação. E esse conjunto de pessoas deverá merecer um tratamento ainda mais especial e ainda de maior respeito quanto às suas intervenções, manifestações (opiniões/ideias/propostas) e iniciativas de participação. Porque deles provem a maior fonte de contribuição que pode ser dada à Associação.
Para os efeitos acima, acrescento uma proposta que coloco à comunidade e decisão da Direção.
Criar uma lista de correio especifica para Associados, onde todos os sócios estejam inscritos, e usá-la como meio preferencial para a Direção comunicar com os sócios e os sócios comunicarem com a Direção e com os restantes sócios.
Cumprimentos,Ricardo Pinho(Sócio da OSGeo-PT)
-------------- próxima parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://lists.osgeo.org/pipermail/portugal/attachments/20161114/d41c7c92/attachment.html>
Mais informações acerca da lista Portugal