[Portugal] Cobertura Regular de Portugal Continental de Ortofotografia Aérea de 50 cm do ano de 2015

Giovanni Manghi giovanni.manghi gmail.com
Terça-Feira, 16 de Maio de 2017 - 15:54:00 PDT

> Já é rídiculo que o comum cidadão e empresas privadas não possam aceder gratuitamente a estes serviços que afinal de contas são pagos por todos nós. Mais ridículo ainda é que outras entidades do estado tenham de pagar para aceder a estes serviços. É como tirar dinheiro do bolso direito e metê-lo no esquerdo...
>
> Pergunto-me com que serviços vamos cumprir as metas do INSPIRE... O Atlas do Ambiente à escala 1:100000?
>
> Mas pronto, qualquer dia cedem os ortos à google. Depois e depois passamos a pagar-lhe a eles. Assim ao menos não pagamos duas vezes ao mesmo.

vamos continuar com o episodio #2 desta comedia.

Italia:

Site de referencia: Geoportal Nacional

http://www.pcn.minambiente.it

já completamente INSPIRE READY

http://www.pcn.minambiente.it/mattm/inspire/

os dados para download (sem registo nenhum) são,por norma todos
disponibilizados como WFS e  WCS (procurem um WCS no igeo.pt se
conseguem)

http://www.pcn.minambiente.it/mattm/servizi-ogc/

não faltam os WMS

http://www.pcn.minambiente.it/mattm/servizio-wms/

links/urls directos, sem truques e enganos.

obviamente todos reunidos em um simpatico catalogo CSW.

http://www.pcn.minambiente.it/mattm/servizio-csw/

ah olhem.... dão tb os dados LIDAR....

http://www.pcn.minambiente.it/mattm/servizio-distribuzione-dati-pst/

cobram... dois (2) Euros....

Alguem poderia dizer.... mas a licença?

ahha!

Pergunta: "Si possono riutilizzare i dati del Geoportale nazionale?

Risposta: "Tutti i dati del Geoportale nazionale, ad eccezione delle
ortofoto, sono dati pubblici e sono distribuiti con Licenza Creative
Commons Attribuzione – Condividi allo stesso modo 3.0 Italia. Chiunque
desideri riprodurre o pubblicare elaborati contenenti i dati del
Geoportale nazionale ha l’obbligo di rispettare i vincoli previsti
dalla citata licenza."

de novo... obrigado... para nada.

--- G --