[Portugal] qgis - wfs: urls no capabilities doc não são usados?

Duarte Carreira dncarreira gmail.com
Sexta-Feira, 21 de Fevereiro de 2020 - 08:18:45 PST

Olá a todos.

Venho pedir a vossa ajuda para perceber se este bug voltou ao activo, ou
pelo menos em parte?
https://issues.qgis.org/issues/16173

Ou seja, um serviço wfs carregado a partir de um xml, tem de indicar os
vários url's das operações wfs (getfeaturetype, getfeature, etc.), que
depois devem ser usados pelo QGIS.

Mas a mim o que acontece é que o qgis tenta usar o url do xml, o que
obviamente não resulta...
Por exemplo, ao conectar ao serviço podemos usar uma query. Ao clicar no
botão "Construir consulta", devolve o erro de "Falhou o
DescribeFeatureType". Ao ver o tráfego pelo fiddler, vemos que o url usado
é:
http://
<url>doc.xml?SERVICE=WFS&REQUEST=DescribeFeatureType&VERSION=2.0.0&TYPENAMES=etc.etc.

Já depois de carregado o layer, as coisas funcionam normalmente.

Estou a usar QGIS 3.10, 32bit, em Windows 10.

Obrigado,
Duarte