[QGIS-pt] Módulo do GRASS no QGIS

Pedro Venâncio pedrongvenancio gmail.com
Quinta-Feira, 26 de Junho de 2014 - 16:09:22 PDT

Olá João,

A mim parece-me que o problema é que ele não consegue encontrar o caminho
para o GRASS.

Não tenho aqui Windows, mas no Linux acontece-me o seguinte:

Se eu arrancar o QGIS pelo executável /usr/bin/qgis.bin, o plugin GRASS
também não aparece e nas log messages aparece:

Failed to load /usr/lib/qgis/plugins/libgrassplugin.so (Reason: Cannot load
library /usr/lib/qgis/plugins/libgrassplugin.so: (libgrass_gis.so: não é
possível abrir objecto partilhado: Ficheiro ou directoria inexistente))
Failed to load /usr/lib/qgis/plugins/libgrassprovider.so (Reason: Cannot
load library /usr/lib/qgis/plugins/libgrassprovider.so: (libgrass_gis.so:
não é possível abrir objecto partilhado: Ficheiro ou directoria
inexistente))
Failed to load /usr/lib/qgis/plugins/libgrassrasterprovider.so (Reason:
Cannot load library /usr/lib/qgis/plugins/libgrassrasterprovider.so:
(libgrass_gis.so: não é possível abrir objecto partilhado: Ficheiro ou
directoria inexistente))

Se arrancar pelo script /usr/bin/qgis, tenho o plugin GRASS sem problemas,
e nada de erros. Esse script contém:

#!/bin/sh

if [ "$LD_LIBRARY_PATH" = "" ]; then
    LD_LIBRARY_PATH=/usr/lib/grass64/lib
else
    LD_LIBRARY_PATH=$LD_LIBRARY_PATH:/usr/lib/grass64/lib
fi

export LD_LIBRARY_PATH

exec $0.bin "$@"

ou seja, basicamente é o caminho para as bibliotecas do GRASS
(LD_LIBRARY_PATH). O OSGeo4W não tem um script destes? Talvez seja um batch
file (.bat).

Tu estás a arrancar o QGIS a partir de que ficheiro / executável?

Abraço!
Pedro Venâncio

No dia 26 de Junho de 2014 às 20:44, João Gaspar <joao.f.r.gaspar  gmail.com>